Aconteceu na sexta-feira (21-02) a “Roda de Conversa Acarajé, Diálogo e Axé” no Centro Cultural Meritiense, o evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo teve a participação de Ronaldo dos Santos, Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial e de Eloá Moraes, coordenadora da mesma secretaria. A atividade foi uma celebração das parcerias firmadas pelo secretário Tião Pinheiro quando esteve junto com o prefeito Léo Vieira em Brasília.

A cidade de São João de Meriti ganhou destaque como polo da cultura afro-brasileira após a visita da comitiva da prefeitura em Brasília, ressaltou Ronaldo dos Santos. “Desde que conversamos com o Tião e o Frei Tatá em Brasília percebemos o potencial da cidade e por isso decidimos colocar essa cidade como a entrada do Ministério na Baixada Fluminense”.

Eloá Moraes lembra que por ser do Rio de Janeiro sabia da herança cultural de Meriti, mas não tinha a dimensão de quão promissora era. “São João tem uma importância muito grande quando pensamos na ancestralidade africana e o Ministério entende que a cidade reúne muitos representantes de comunidades de terreiro de matrizes africanas”, disse a coordenadora.
Para o secretário de Cultura e Turismo a cidade de Meriti tem um potencial enorme de crescimento cultural e empreendedorismo. Destacou o Museu João Cândido, comemorou a retomada do projeto de uma biblioteca municipal, a parceria de cooperação com o Governo Francês através da escritora Silvia Capanema e os projetos apresentados em Brasília. “É uma satisfação poder estreitar o relacionamento com o Governo Federal, através do Ministério da Igualdade Racial, e assim poder gerar uma agenda na cidade com recursos federais. Vamos lutar contra o racismo cultural e religioso e reforçar que o município tem coisas lindas para mostrar ao mundo”, destacou o secretário.

O evento também promoveu um espaço de reflexão e trocas de experiências sobre políticas públicas e as culturas afro-brasileiras, no espaço do Centro Cultural era possível visitar barracas de artesanato, roda de capoeira e o tradicional acarajé. Dilma Melo é conhecida em Meriti por seus temperos que tornam seu acarajé famoso. “O acarajé é uma comida tradicional e tem que ter amor para fazer. Vim de Salvador para São de Meriti e fico feliz em ver a cidade valorizando a cultura, estou aqui há 12 anos e me sinto abraçada pela cidade”, comemorou a baiana.
Fotos: Gilberto Rocha/Divulgação PMSJM
#culturaafro #capoeira #baianas #sãojoãodemeriti