Celebração da cultura afro-brasileira reúne representantes da Prefeitura e do Ministério da Igualdade Racial – 22/02/25

Aconteceu na sexta-feira (21-02) a “Roda de Conversa Acarajé, Diálogo e Axé” no Centro Cultural Meritiense, o evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo teve a participação de Ronaldo dos Santos, Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial e de Eloá Moraes, coordenadora da mesma secretaria. A atividade foi uma celebração das parcerias firmadas pelo secretário Tião Pinheiro quando esteve junto com o prefeito Léo Vieira em Brasília.

A Roda de Conversa Acarajé, Diálogo e Axé foi uma celebração das parcerias firmadas pelo secretário municipal Tião Pinheiro quando esteve em Brasília com o prefeito Léo Vieira

A cidade de São João de Meriti ganhou destaque como polo da cultura afro-brasileira após a visita da comitiva da prefeitura em Brasília, ressaltou Ronaldo dos Santos. “Desde que conversamos com o Tião e o Frei Tatá em Brasília percebemos o potencial da cidade e por isso decidimos colocar essa cidade como a entrada do Ministério na Baixada Fluminense”.

Eloá Moraes lembra que por ser do Rio de Janeiro sabia da herança cultural de Meriti, mas não tinha a dimensão de quão promissora era. “São João tem uma importância muito grande quando pensamos na ancestralidade africana e o Ministério entende que a cidade reúne muitos representantes de comunidades de terreiro de matrizes africanas”, disse a coordenadora.

Para o secretário de Cultura e Turismo a cidade de Meriti tem um potencial enorme de crescimento cultural e empreendedorismo. Destacou o Museu João Cândido, comemorou a retomada do projeto de uma biblioteca municipal, a parceria de cooperação com o Governo Francês através da escritora Silvia Capanema e os projetos apresentados em Brasília. “É uma satisfação poder estreitar o relacionamento com o Governo Federal, através do Ministério da Igualdade Racial, e assim poder gerar uma agenda na cidade com recursos federais. Vamos lutar contra o racismo cultural e religioso e reforçar que o município tem coisas lindas para mostrar ao mundo”, destacou o secretário.

 A capoeira, o artesanato e a acarajé estiveram presentes no Centro Cultural Meritiense

O evento também promoveu um espaço de reflexão e trocas de experiências sobre políticas públicas e as culturas afro-brasileiras, no espaço do Centro Cultural era possível visitar barracas de artesanato, roda de capoeira e o tradicional acarajé. Dilma Melo é conhecida em Meriti por seus temperos que tornam seu acarajé famoso. “O acarajé é uma comida tradicional e tem que ter amor para fazer. Vim de Salvador para São de Meriti e fico feliz em ver a cidade valorizando a cultura, estou aqui há 12 anos e me sinto abraçada pela cidade”, comemorou a baiana.

Fotos: Gilberto Rocha/Divulgação PMSJM

#culturaafro #capoeira #baianas #sãojoãodemeriti

Veja também

Hospital Che Guevara terá serviços de Hemodiálise, Hemodinâmica e centro coronariano – 22/02/25

Prefeito Washington Quaquá anunciou ampliação de leitos de CTI e enfermaria O prefeito de Maricá, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support