São João de Meriti firma parceria para capacitação de jovens através do Projeto Alternativa Jovem – 17/03/25

O prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira, assinou na quarta-feira (13), o termo de parceria do “Projeto Alternativa Jovem” entre o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE Rio) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de São João de Meriti, durante o Fórum Fluminense de Secretários e Gestores do Trabalho, realizado no Centro Cultural Meritiense. O acordo visa a execução de um programa de aprendizagem para jovens de 14 a 24 anos, conforme previsto na legislação trabalhista.

O prefeito Léo Vieira, o gerente do CIEE, Danilo Joe e o secretário de Trabalho e Renda, Bruno Correia, firmaram a parceria

A parceria tem como objetivo ampliar as oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso à formação profissional e experiência prática no mercado de trabalho. A celebração do termo contou com a presença do gerente de atendimento do CIEE, Danilo Joe, e do secretário municipal de Trabalho e Renda de Meriti, Bruno Correia.

Pelo acordo, o CIEE será responsável por ministrar os cursos de aprendizagem e acompanhar o desenvolvimento dos jovens nas atividades teóricas e práticas. Já a Secretaria de Trabalho e Renda terá a missão de oferecer locais adequados para a experiência prática e garantir a supervisão do cumprimento das regras do programa.

“Essa parceria é um avanço importante para os jovens da nossa cidade. Queremos proporcionar formação profissional e oportunidades reais para que eles possam ingressar no mercado de trabalho de forma qualificada”, destacou o prefeito Léo Vieira durante a cerimônia de assinatura.

Prefeito Léo Vieira (dir) assinou o termo de parceria com o CIEE Rio durante o evento do Fórum Fluminense de Secretários e Gestores do Trabalho (FORTRAB)

O programa assegura que os aprendizes tenham direitos trabalhistas garantidos, incluindo remuneração, vale-transporte e seguro contra acidentes. “Nosso compromisso é oferecer aos jovens uma oportunidade concreta de capacitação e inserção no mercado de trabalho, permitindo que construam um futuro melhor para si e suas famílias”, afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Bruno Correia. Além disso, prevê a fiscalização para evitar desvios de função e assegurar que as atividades desempenhadas estejam alinhadas com a qualificação oferecida. “O CIEE tem a missão de formar e acompanhar esses jovens para que saiam do programa mais preparados e com mais chances de conquistar uma vaga formal de emprego”, destacou o gerente de atendimento do CIEE, Danilo Joe.

A iniciativa faz parte dos esforços da administração municipal para reduzir o desemprego juvenil e estimular a inserção dos jovens no mercado formal, promovendo o desenvolvimento econômico e social do município.

Fotos: Gilberto Rocha/Divulgação PMSJM

Veja também

Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em São João de Meriti – 03/04/25

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) de São João de Meriti realizou, na manhã desta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support