Força-Tarefa do Governo do Estado e Agência Nacional do Petróleo fiscalizam postos de combustíveis no RJ – 27/03/25

Ação identifica irregularidades e crimes que prejudicam consumidores e comprometem a segurança ambiental

O Governo do Estado realiza uma operação em postos de combustíveis para identificar irregularidades e crimes que prejudicam os consumidores e comprometem a segurança ambiental. A ação, iniciada na quarta-feira (26/03) e com realização prevista até sexta-feira (28/03), é conduzida pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), com apoio do Procon-RJ, Instituto Estadual do Ambiente, Polícia Civil e concessionárias.

Ação identifica irregularidades e crimes que prejudicam consumidores e comprometem a segurança ambiental

No primeiro dia, foram fiscalizados postos nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Bonsucesso, além do município de Duque de Caxias. Quatro estabelecimentos foram inspecionados, resultando na interdição de dois. Nesta quinta-feira (27/03), a operação segue para outras cidades do estado.

–  O consumidor fluminense não pode ser lesado por práticas desonestas. Nosso governo está atento e vai continuar intensificando essas operações para garantir que os direitos da população sejam respeitados. Quem tenta enganar o cidadão será responsabilizado – declarou o governador Cláudio Castro.

Ação identifica irregularidades e crimes que prejudicam consumidores e comprometem a segurança ambiental

Em Bonsucesso, os agentes identificaram irregularidades na qualidade do combustível, com teor de etanol anidro fora das especificações da ANP. Como medida cautelar, o tanque e os bicos de abastecimento foram interditados.

No posto da Gardênia Azul, a equipe encontrou fios desencapados dentro das bombas de combustível, o que levou à interdição do equipamento por risco de segurança.

Outras infrações também foram constatadas, como bombas com volume abaixo do indicado, produtos vencidos, falta de alvará para serviço de lava a jato, ausência de aviso sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores, publicidade irregular em expositores de cigarros, mercadorias sem preço visível e ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

Ação identifica irregularidades e crimes que prejudicam consumidores e comprometem a segurança ambiental

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a importância da operação.

–  Temos recebido muitas denúncias de abusos e estamos agindo com rigor. É inadmissível que o consumidor seja enganado ao abastecer o carro ou comprar um produto. Não vamos permitir práticas abusivas e desonestas. Nossa equipe está empenhada em garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados – afirmou o secretário.

Fotos: Divulgação

#fiscalização #proconrj #anp #policiacivilrj #gasolina

Veja também

Programa Saúde na Escola leva conscientização e cuidados aos estudantes de Japeri – 29/03/25

Iniciativa atende as 35 unidades escolares do município com palestras, atividades lúdicas e serviços de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support