O Centro Especializado em Reabilitação (CER) de São João de Meriti realizou, na manhã desta quarta-feira (02/03), uma atividade especial em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O objetivo da iniciativa foi promover a aceitação e a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o evento, foram oferecidas atividades como pintura corporal, experimentação sensorial de alimentos e serviços do Poupa Tempo, incluindo a entrega de cordões de identificação para crianças autistas, utilizados tanto nas unidades de ensino quanto no dia a dia.

A coordenadora do CER, Viviane Alves Costa, destacou o compromisso da equipe com a ampliação do atendimento: “Estamos fazendo o possível para acolher o maior número de crianças. Sabemos que há uma longa fila de espera, mas estamos trabalhando para aumentar a quantidade de vagas e, assim, reduzir essa demanda”.
Familiares de pacientes atendidos pelo centro também compartilharam suas experiências. Luiza Lopes Moreira, avó da pequena Ághata, elogiou o acolhimento da equipe: “Conheci o CER recentemente, quando levei minha neta ao neurologista. Ela recebeu o laudo e várias indicações de médicos que deveria procurar, e encontrei todos aqui. O atendimento foi maravilhoso, e estou acompanhando a evolução dela. É a primeira vez que vejo uma atividade como essa fora da escola, e estou feliz em ver a interação e a alegria dela”.

Nilzete Madruga Andrade, avó de Maria Júlia e João Lucas, destacou a importância do evento e do tratamento oferecido pelo CER: “Fiquei feliz ao saber dessa atividade. Apesar de se falar muito sobre o autismo, ainda é difícil encontrar tratamento e atividades adequadas. Minha neta, Maria Júlia, era não verbal, e depois que começou o acompanhamento no CER, começou a dizer suas primeiras palavras”.
Fotos: Gilberto Rocha/Divulgação PMSJM
#sãojoãodemeriti #autismo #tea