Prefeito Márcio Canella e secretária Rosângela Gomes inauguram Complexo de Cidadania em Belford Roxo – 10/04/25

O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, inauguraram nesta quarta-feira (09-04), no centro, o Complexo da Cidadania, na parte superior do Restaurante do Povo. O prefeito inaugurou ainda, no mesmo local a padaria-escola e a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Mariana Malta, Márcio Canella, Marcelo Canella e Diogo Bastos na inauguração do Complexo da Cidadania

Márcio Canella ressaltou que, mesmo assumindo o município em um caos financeiro, está colocando a casa em ordem. Ele destacou a importância da inauguração do Complexo da Cidadania, da padaria escola e da Secretaria municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. “Fico feliz com esta inauguração, pois é mais cidadania para o município. Estamos desenvolvendo diversos programas com a ajuda do Governo do Estado”, resumiu Márcio Canella, observado pela vice-prefeita Mariana Malta, pelo chefe de gabinete Marcelo Canella e pelo secretário municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Nelci Praça.

Marco para a cidade

Rosângela Gomes revelou que o prefeito Márcio Canella está sempre em busca de recursos e programas para o município. “A inauguração do complexo de Cidadania aqui em Belford Roxo é um marco para a cidade. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, comentou a secretária estadual.

Destacando a importância do Complexo de Cidadania, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, classificou a inauguração como emblemática. “Estamos realizando um sonho, pois essa unidade estará a serviço de pessoas que precisam de atendimento. Teremos também a padaria escola, que será importante para quem quer se qualificar. Iremos atender quem está inserido no Cadúnico”, encerrou Diogo Bastos, destacando que o maquinário da padaria estava parado há quase dez anos.

Mariana Malta, Mário Canella, Diogo Bastos, Rosângela Gomes e Marcelo Canella em uma das salas do Complexo

Estrutura do Complexo de Cidadania

O Complexo de Cidadania terá cinco salas climatizadas, vai abrigar quatro núcleos de atendimento dividido da seguinte forma:

Programa Empoderadas: Capacita meninas e mulheres em técnicas de enfrentamento à violência, além de orientá-las na identificação dos sinais de violência em situações do cotidiano. Com uma metodologia focada na prevenção, conta com profissionais qualificados para escuta ativa e acolhimento. Ao ingressar no programa, a mulher tem acesso a uma rede multidisciplinar de apoio, que oferece suporte social, jurídico e psicológico.

Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR): Espaço dedicado à assistência e acolhimento de vítimas de intolerância religiosa, garantindo seus direitos e promovendo a liberdade de crença.

Núcleo de Acesso à Documentação Básica e Sub-Registro (NADBS): O NADBS tem como missão articular, planejar e executar ações voltadas à erradicação do sub-registro civil, garantindo o acesso à documentação básica e promovendo a cidadania no município.

Núcleo de Atendimento Descentralizado do Programa Rio Sem LGBTIfobia: Visa o combate à discriminação e a violência contra a comunidade LGBTI+ e a promoção do acesso à cidadania dessa população, realizando o acolhimento, acompanhamento psicossocial e jurídico, orientação e garantia ao acesso à direitos básicos. Além disso, promovem capacitações, jornadas formativas e sensibilizam servidores públicos estaduais e municipais.

Padaria escola com cursos profissionalizantes

O espaço irá ofertar cursos de panificação e confeitaria para atender pessoas inseridas no Cadastro Único (Cadúnico) e que estão em atendimento sistemático através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), CRAS, CREAS ou de alguma unidade de assistência social, que ficará encarregada de montar as turmas para que desejar participar dos cursos de padaria e confeitaria.

Padeiro há 13 anos, Wanderson Alcântara será o professor da padaria escola. Ele revelou que a profissão é uma área em que o campo de emprego é vasto. “O curso deve durar de 4 a 6 meses e é uma boa oportunidade para se qualificar. O aluno irá aprender a fazer pães, salgados e pães doces, por exemplo. Desde que entrei nesta profissão, nunca fiquei desempregado”, disse o padeiro.

Mariana Malta, Márcio Canella, Marcos Paulo, Markinhos Gandra e Marcelo Canella experimentaram os doces e salgados da padaria escola

Secretaria de Envelhecimento oferece diversos serviços

A Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida oferece diversos serviços voltados para a população idosa, incluindo:

•Denúncia de maus-tratos contra idosos: Canal para relatar situações de abuso ou negligência.

•Informações sobre os direitos dos idosos: Orientações e esclarecimentos sobre legislações e benefícios disponíveis.

•Atividades físicas e aulas diversas: Promoção de saúde e bem-estar por meio de exercícios e cursos.

•Benefícios assistenciais: Auxílios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Carteira da Pessoa Idosa, que garante gratuidade ou descontos em transportes interestaduais.

•Consultas e exames preventivos

•Cartão de Estacionamento para Idoso: Autorização para uso de vagas exclusivas em estacionamentos públicos e privados.

•Solicitação de vacinação em domicílio: Serviço destinado a pessoas com dificuldades de locomoção.

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fotos: Divulgação PMBR

Veja também

Defesa Civil de Belford Roxo realiza ação educativa em CIEP com reforço aos alunos dos alertas meteorológicos via SMS – 14/04/25

A Defesa Civil de Belford Roxo realizou, nesta sexta-feira (11), ações educativas para os alunos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support