O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, inauguraram nesta quarta-feira (09-04), no centro, o Complexo da Cidadania, na parte superior do Restaurante do Povo. O prefeito inaugurou ainda, no mesmo local a padaria-escola e a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Márcio Canella ressaltou que, mesmo assumindo o município em um caos financeiro, está colocando a casa em ordem. Ele destacou a importância da inauguração do Complexo da Cidadania, da padaria escola e da Secretaria municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. “Fico feliz com esta inauguração, pois é mais cidadania para o município. Estamos desenvolvendo diversos programas com a ajuda do Governo do Estado”, resumiu Márcio Canella, observado pela vice-prefeita Mariana Malta, pelo chefe de gabinete Marcelo Canella e pelo secretário municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Nelci Praça.
Marco para a cidade
Rosângela Gomes revelou que o prefeito Márcio Canella está sempre em busca de recursos e programas para o município. “A inauguração do complexo de Cidadania aqui em Belford Roxo é um marco para a cidade. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, comentou a secretária estadual.
Destacando a importância do Complexo de Cidadania, o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, classificou a inauguração como emblemática. “Estamos realizando um sonho, pois essa unidade estará a serviço de pessoas que precisam de atendimento. Teremos também a padaria escola, que será importante para quem quer se qualificar. Iremos atender quem está inserido no Cadúnico”, encerrou Diogo Bastos, destacando que o maquinário da padaria estava parado há quase dez anos.

Estrutura do Complexo de Cidadania
O Complexo de Cidadania terá cinco salas climatizadas, vai abrigar quatro núcleos de atendimento dividido da seguinte forma:
Programa Empoderadas: Capacita meninas e mulheres em técnicas de enfrentamento à violência, além de orientá-las na identificação dos sinais de violência em situações do cotidiano. Com uma metodologia focada na prevenção, conta com profissionais qualificados para escuta ativa e acolhimento. Ao ingressar no programa, a mulher tem acesso a uma rede multidisciplinar de apoio, que oferece suporte social, jurídico e psicológico.
Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR): Espaço dedicado à assistência e acolhimento de vítimas de intolerância religiosa, garantindo seus direitos e promovendo a liberdade de crença.
Núcleo de Acesso à Documentação Básica e Sub-Registro (NADBS): O NADBS tem como missão articular, planejar e executar ações voltadas à erradicação do sub-registro civil, garantindo o acesso à documentação básica e promovendo a cidadania no município.
Núcleo de Atendimento Descentralizado do Programa Rio Sem LGBTIfobia: Visa o combate à discriminação e a violência contra a comunidade LGBTI+ e a promoção do acesso à cidadania dessa população, realizando o acolhimento, acompanhamento psicossocial e jurídico, orientação e garantia ao acesso à direitos básicos. Além disso, promovem capacitações, jornadas formativas e sensibilizam servidores públicos estaduais e municipais.
Padaria escola com cursos profissionalizantes
O espaço irá ofertar cursos de panificação e confeitaria para atender pessoas inseridas no Cadastro Único (Cadúnico) e que estão em atendimento sistemático através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), CRAS, CREAS ou de alguma unidade de assistência social, que ficará encarregada de montar as turmas para que desejar participar dos cursos de padaria e confeitaria.
Padeiro há 13 anos, Wanderson Alcântara será o professor da padaria escola. Ele revelou que a profissão é uma área em que o campo de emprego é vasto. “O curso deve durar de 4 a 6 meses e é uma boa oportunidade para se qualificar. O aluno irá aprender a fazer pães, salgados e pães doces, por exemplo. Desde que entrei nesta profissão, nunca fiquei desempregado”, disse o padeiro.

Secretaria de Envelhecimento oferece diversos serviços
A Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida oferece diversos serviços voltados para a população idosa, incluindo:
•Denúncia de maus-tratos contra idosos: Canal para relatar situações de abuso ou negligência.
•Informações sobre os direitos dos idosos: Orientações e esclarecimentos sobre legislações e benefícios disponíveis.
•Atividades físicas e aulas diversas: Promoção de saúde e bem-estar por meio de exercícios e cursos.
•Benefícios assistenciais: Auxílios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Carteira da Pessoa Idosa, que garante gratuidade ou descontos em transportes interestaduais.
•Consultas e exames preventivos
•Cartão de Estacionamento para Idoso: Autorização para uso de vagas exclusivas em estacionamentos públicos e privados.
•Solicitação de vacinação em domicílio: Serviço destinado a pessoas com dificuldades de locomoção.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Fotos: Divulgação PMBR