Rio de Janeiro lidera como destino mais procurado em 4 plataformas de viagens internacionais – 15/04/25

Com os feriadões da Semana Santa e do Dia do Trabalhador, além do show da cantora Lady Gaga em Copacabana, ocupação hoteleira dispara e estado se consolida como o preferido dos viajantes

Se você está planejando uma escapada no feriadão da Semana Santa ou já sonha com a experiência de curtir um show internacional em maio, então você escolheu o Rio de Janeiro como destino certo para uma viagem inesquecível. Afinal, o estado é o destino mais procurado nas plataformas de turismo — Kayak, Booking.com, Decolar e Omnibees, o que coloca o RJ como o anfitrião preferido dos viajantes nacionais e internacionais neste primeiro semestre de 2025.

– Quando assumimos, durante a pandemia,a gente enfrentou as consequências causadas pelo vírus e viu o setor do Turismo ser reduzido drasticamente. A gente interferiu, remonta e estudou a reabertura do nosso estado pro mundo e vem trabalhando intensamente para devolver ao nosso estado sua vocação de bom recebedor de todos os visitantes. Saber que somos o destino mais procurado nos enche de orgulho e nos mostra que investimos corretamente para que o setor seja um dos que mais alavanca nossa economia e gera emprego e renda – comemora o governador Cláudio Castro.

O Rio de Janeiro é destino preferido para turistas

Segundo a plataforma Kayak, as buscas por passagens aéreas para os destinos nacionais durante a Páscoa cresceram 116% em relação ao mesmo período do ano passado. O Rio de Janeiro aparece como o mais procurado, seguido por São Paulo, Salvador e Recife.

RJ registra aumento de 28% em buscas no Booking

O levantamento da Booking.com também reforça esse protagonismo: para o período de 3 e 4 de maio, o Rio registrou aumento de 28% nas buscas globais em relação ao ano passado. Entre os brasileiros, o crescimento foi de 24%. Já entre os estrangeiros, o salto foi impressionante entre países como Colômbia (+239%), Estados Unidos (+97%), França (+44%), Chile (+25%) e Argentina (+23%).

A Omnibees, plataforma que analisa mais de 2 bilhões de buscas diárias, confirma o bom momento do Rio na Semana Santa. A cidade aparece entre os 10 destinos mais buscados, ao lado de Armação dos Búzios (RJ), Porto Seguro (BA), São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR).

Fora as belezas e atrações naturais do Rio, o calendário também ajuda: o feriado de Páscoa vai de sexta-feira (18) a domingo (20 de abril) e emenda com o Dia de Tiradentes (segunda-feira, 21) e o Dia de São Jorge (23) — o que permite até quatro dias de folga (ou mais) com um bom planejamento – o Governo do RJ já decretou ponto facultativo no dia 22.

Ocupação hoteleira em alta

A expectativa é muito positiva para o setor hoteleiro. De acordo com dados do HotéisRIO, a média de ocupação dos hotéis na cidade durante o feriado da Semana Santa e Tiradentes está em 78,93%, com destaque para os seguintes bairros da capital: Leme/Copacabana (88,42%), Flamengo/Botafogo (86,14%), Barra/Recreio (81,11%), Ipanema/Leblon  (69,73%).

– O Rio de Janeiro mostra mais uma vez sua força como polo turístico nacional. Esses dados confirmam que o trabalho de promoção e qualificação do destino vem dando resultados concretos – afirma o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

O uso de tecnologia pela segurança tem aumentado no estado

A programação cultural tem papel importante nesse cenário. No feriado do Dia do Trabalhador, o RJ estará (1º de maio, quinta-feira), a capital fluminense se prepara para receber milhares de fãs no show gratuito da cantora Lady Gaga, marcado para o sábado, dia 3 de maio. Mesmo com o feriado caindo em uma quinta, os hotéis já registram 61,51% de ocupação média na cidade para o período. No dia do show, essa média sobe para 66,91%. As regiões mais procuradas são: Leme/Copacabana (70,03%), Barra/Recreio (64,30%), Ipanema/Leblon (61,70%) e Flamengo/Botafogo (58,08%)

– A realização de megashows como o da Madonna no ano passado e o da Lady Gaga agora é uma estratégia que vem consolidando o Rio como destino de grandes experiências. Esses eventos não só movimentam a economia local, como reforçam a imagem positiva da cidade para o Brasil e o mundo – destaca Tutuca.

Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a estratégia de apostar em grandes eventos está funcionando:

– A realização de megashows é fundamental para o turismo. Não apenas atrai visitantes, inclusive internacionais, que beneficiam hotéis, restaurantes e shoppings, mas também melhora a imagem da cidade, com efeitos duradouros – afirma.

Guia Digital Experiência Rio (https://www.turismo.rj.gov.br/guia-digital-experiencia-rio/)

Seja para curtir a praia no feriado, dançar ao som de um show histórico ou mergulhar nos atrativos das 12 regiões turísticas, o Rio de Janeiro é o destino certo em 2025. Quem quiser garantir as melhores experiências é hora de planejar — porque o Rio está bombando! Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) disponibiliza, gratuitamente, o Guia Digital Experiência Rio. Um e-book que reúne em um só lugar informações práticas e inspiradoras para turistas explorarem o melhor do estado.

A plataforma gratuita oferece roteiros personalizados, dicas culturais, gastronômicas e de lazer, além de serviços úteis como mapas interativos e sugestões de eventos. O guia tem como objetivo fortalecer o turismo dos destinos fluminenses, valorizando a diversidade de experiências que o RJ oferece em suas diferentes regiões — da orla às comunidades, dos cartões-postais às descobertas menos óbvias.

Fotos: Divulgação Gov. Est. RJ

Veja também

‘Maricá Indígena’ celebra cultura indígena em Maricá com música, gastronomia, esportes e artesanato – 15/04/25

Vivência nas aldeias guarani do município promove integração cultural e valorização dos povos originários A …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support