A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou os exames de densitometria óssea no Centro de Prevenção e Diagnóstico em Oncologia (CPDO). O equipamento que avalia a saúde dos ossos e detecta casos de osteoporose e osteopenia, estava parado, e agora volta a atender com capacidade para 30 pacientes por dia.

A técnica em radiologia responsável pelos exames, Carla Tavares, destacou a importância do serviço. “Ter esse exame novamente disponível na rede pública é um grande avanço para a prevenção e o tratamento precoce. A densitometria óssea é fundamental principalmente para idosos, mulheres no pós-menopausa e pessoas com doenças que afetam os ossos”, afirmou Carla, que também informou sobre a necessidade de agendar os exames.

Entre as primeiras pacientes atendidas, Maria Regina, de 57 anos, não escondeu a satisfação. “Esse exame é muito importante, principalmente para quem tem mais idade. O aparelho é novinho e o atendimento foi rápido. Aproveitem também para colocar a saúde em dia”, contou Maria.
Além da densitometria, o CPDO também voltou a oferecer exames de mamografia, após quase três anos com o equipamento parado. A reativação do mamógrafo amplia a oferta de exames preventivos no município e já vem beneficiando centenas de mulheres.

Maria das Graças, de 57 anos, aproveitou para utilizar o serviço após o retorno. “É um alívio poder fazer a mamografia no município, tudo pelo SUS. A gente sente que está sendo cuidada e sem precisar ir para longe. Mamografia salva vidas”, compartilhou Maria.
Fotos: Gilberto Rocha/Divulgação PMSJM
#sãojoãodemeriti #prefeituradesãojoãodemeriti #sus #oncologia #mamografia #densitometriaóssea