Meriti reforça compromisso com a educação por meio da EJA – 02/05/25

A Prefeitura de São João de Meriti está ampliando o acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diversas unidades escolares do município. A iniciativa oferece a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e Médio a pessoas que, por diferentes razões, não puderam concluir seus estudos na idade apropriada. A modalidade é essencial para garantir o direito à educação e promover o crescimento pessoal, social e profissional de jovens e adultos.

A Prefeitura de São João de Meriti está ampliando o acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diversas unidades escolares do município.

Entre as histórias de superação, está a de Aretusca Michelle Araújo, hoje inspetora de alunos, que interrompeu os estudos aos 18 anos após engravidar. “Foi um erro, e eu falo para ninguém fazer isso. Hoje as escolas dão muito apoio às gestantes para que elas não parem de estudar. Voltei a estudar depois de ser mãe e avó. Me formei, fiz concurso e hoje sou inspetora. Agora quero fazer faculdade de assistente social”, conta, emocionada.

O professor Rudge Mesquita, que atua na EJA, destaca o impacto da iniciativa na vida dos estudantes. “Para muitos, o EJA é uma oportunidade de recomeçar. Há uma dificuldade inicial por conta da diferença de idade, mas aqui eles se sentem mais à vontade. Muitos trabalham durante o dia e só têm esse horário para estudar. Vários conseguem concluir os estudos, fazer cursos profissionalizantes e entrar no mercado de trabalho”, afirma.

A aluna Aline Ribeiro da Silva, de 42 anos, também compartilha como o retorno à escola tem mudado sua vida. “Parei na 6ª série aos 15 anos. Isso dificultou conseguir emprego e me deixava triste por não conseguir ajudar meus filhos nas tarefas escolares. Agora estou feliz. Estudar está me ajudando na busca por um emprego e quero ser recepcionista de hotel no futuro”, relata.

A aluna Aline Ribeiro da Silva, de 42 anos, compartilha como o retorno à escola tem mudado sua vida.

Segundo o diretor escolar Alex Carvalho, a EJA representa um verdadeiro resgate da autoestima. “A valorização da educação transforma a vida dessas pessoas. Muitos não conseguiram um emprego antes por falta de estudo. Convido a todos para essa jornada de transformação”, enfatiza. Em Meriti, a EJA é oferecida nas escolas CIEP 132 São João Bosco, Escola Municipal Unidade Integrada, Escola Municipal Graça Grijó e Escola Municipal Doutor Getúlio de Moura, com turmas do 1º ao 9º ano, das 16h às 22h. As matrículas estão abertas e podem ser feitas nas secretarias das unidades ou pelo portal matricula.educameriti.net.

Fotos: Matheus Santos/Divulgação PMSJM

#sãojoãodemeriti #prefeituradesãojoãodemeriti #educaçãopublica #eja

Veja também

Alex Ribeiro assume a presidência do Clube dos Funcionários – 02/05/25

O Clube dos Funcionários empossou, na última quinta-feira, 1º de maio, sua nova diretoria para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support