Projeto itinerante leva exposições interativas, teatro e contação de histórias para escolas e público geral entre os dias 14 e 17 de maio
O município de Queimados, na Baixada Fluminense, recebe de 14 a 17 de maio o projeto “Ciência Móvel: Arte e Ciência sobre Rodas”, promovido pelo Museu da Vida Fiocruz, em parceria com a Prefeitura. Com uma carreta itinerante e atividades no Ginásio Municipal Metodista, no Teatro Delcy de Souza (São Roque) e em diversas escolas da cidade, o evento oferece exposições, teatro, oficinas e experiências científicas gratuitas voltadas para estudantes e moradores da região. As atividades ocorrem das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, com exceção do sábado, quando se encerram ao meio-dia.

O município será palco de uma verdadeira imersão científica e cultural. A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à ciência e estimular a curiosidade científica entre crianças, jovens e adultos. As atividades são gratuitas e algumas serão voltadas exclusivamente para estudantes das escolas locais, mediante agendamento. O evento terá programação voltada tanto para alunos do ensino fundamental quanto para o público geral e a expectativa é de atender até 350 pessoas por sessão.
O prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, destacou com uma grande oportunidade de levar experiências sobre ciência às nossas crianças e adolescente: “O conhecimento é algo fascinante e quando nossos alunos têm acesso a algo tão valioso, certamente é algo que ficará marcado na vida de cada um e estimulará o conhecimento mais aprofundado dos temas apresentados. Precisamos parabenizar a Fiocruz que tem levado este excelente projeto a toda região, fortalecendo a ciência nacional e distribuído conhecimento”, destacou.

A carreta itinerante da Fiocruz, equipada com módulos interativos e exposições científicas, será estacionada ao lado da Escola Municipal Metodista, no bairro Pacaembu. Durante quatro dias, os visitantes poderão explorar módulos sobre energia, corpo humano, astronomia indígena, água e vida, além de assistir a apresentações audiovisuais, peças teatrais e contações de histórias. Os visitantes poderão circular livremente pelas áreas expositivas, interagir com experimentos e participar de atividades. A proposta é tornar o aprendizado mais lúdico e acessível para todos os públicos.
As escolas do município participarão por meio de agendamento prévio, com visitas de até uma hora e meia. A proposta pedagógica visa complementar o currículo escolar com uma abordagem mais prática e interativa. Além das exposições, o projeto inclui apresentações teatrais exclusivas para turmas do 9º ano, com encenações voltadas para temas científicos e sociais.
Educação e cultura de mãos dadas
Nas atividades realizadas nas escolas, o destaque da programação está na apresentação da peça “O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca”, inspirada em cordel de José Mapurunga, que será exibida a alunos do nono ano e trata sobre os conflitos da adolescência e destaca a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Já no Teatro Delcy de Souza, localizado no CEU do São Roque, haverá sessões de contação de histórias com temas científicos. As apresentações de quarta (14) e quinta (15) destacam a vida e obra de cientistas brasileiras como Jaqueline Goes, que participou do sequenciamento do coronavírus no Brasil, e Bertha Lutz, pioneira dos direitos das mulheres e da pesquisa sobre anfíbios. Nos dias 16 e 17, a programação explora a série “Conexões da Terra e do Céu – Constelações indígenas dos povos Guarani”, em sessões interativas com projeções do céu.
Exposições para todas as idades
No Ginásio Metodista, o público poderá visitar exposições como “Rios em Movimento”, com obras do artista plástico Rodrigo Andriàn, e “Mini-Darwin”, que apresenta animais da fauna de Galápagos. Outro destaque é a mostra “Parto e Nascimento no Brasil”, que discute o modelo de medicalização dos nascimentos e os direitos das mulheres. Já os módulos científicos permitem que os visitantes manipulem instrumentos como giroscópios, lupas, microscópios e modelos anatômicos.

PROGRAMAÇÃO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Teatro Delcy de Souza – Rua Macaé, 430, São Roque
Quarta (14) – 10h e 13h30: (Cada Cientista, uma história: Jaqueline de Goes e os vírus)
Quinta (15) – 10h e 13h30: (Cada Cientista, uma história: A bióloga Bertha Souza e os sons dos sapos)
Sexta (16) – 10h e 13h30: (Conexões da Terra e do Céu: Constelações indígenas dos povos Guarani)
Sábado (17) – 10h: (Conexões da Terra e do Céu: Constelações indígenas dos povos Guarani)
TEATRO NAS ESCOLAS
De quarta a sexta (10h e 13h30) e sábado (10h) – O rapaz da Rabeca e a moça
Rebeca ATIVIDADES NA QUADRA DO GINÁSIO METODISTA (Todos os dias das 10h às 16h) – Rua Ver. Marinho Hemetério de Oliveira, 1880, Pacaembu.
– Exposição “Rios em movimentos itinerantes” – Exposição de quadros artísticos de rios brasileiros do artista plástico Rodrigo Andrian;
– Exposição “Mini-Darwin” – Conheçam a tartaruga gigante, o pássaro atobá azul e iguana marinha de Galápagos;
– Exposição “O parto e o nascimento do Brasil” – Modelo de medicalização dos
nascimentos e os direitos das mulheres;
MÓDULOS “POR DENTRO DE NÓS”, “ÁGUA É VIDA” E “ENERGIA” – Experiências sobre o corpo humano, insetos, e outras atividades.
Imagens: Divulgação/PMQ
#queimados #prefeituradequeimados #fiocruz #museudavida