Selo atesta assistência em enfermagem e processos qualificados, gerando melhorias para pacientes e profissionais da unidade
O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara ganhou uma certificação prata do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) que atesta a assistência de ponta disponibilizada à população. É a primeira unidade de saúde do Rio de Janeiro a receber a certificação. A cerimônia de entrega aconteceu na quinta-feira (23/05) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (Facmar), no Flamengo, destacando os avanços na implementação e padronização de processos qualificados de trabalho na área, o que reflete no atendimento oferecido e na capacitação contínua dos colaboradores.
O reconhecimento prata é uma iniciativa do Programa de Apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem e Implantação do Processo de Enfermagem do Coren-RJ, pontuando as conquistas, otimizações nesse âmbito nas unidades contempladas e o impacto de melhorias metodológicas adotadas. A certificação se inicia com o selo bronze, recebido pelo Hospital Dr. Ernesto Che Guevara em dezembro de 2023. Conforme o avanço nos processos de enfermagem, é recebido o selo prata e, posteriormente, o ouro.
Entre os pontos analisados pela comissão avaliadora para a certificação prata, estão: o uso de ferramentas da área para ajuste de práticas; a presença de um núcleo de educação permanente; a participação da equipe de enfermagem no planejamento das atividades educativas da instituição; a oferta de treinamentos à equipe da área; a presença de um canal de comunicação contínuo para esclarecer dúvidas dos colaboradores; além de comissões internas estabelecidas e operantes.
A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, afirmou que o selo obtido marca os avanços na área de enfermagem do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, garantindo que a equipe é protagonista nesse processo.
“Essa certificação é motivo de orgulho. Temos um time de ponta de enfermagem no hospital, com participação ativa, utilizando metodologias de qualidade e construindo coletivamente a assistência. Parabenizo todos os profissionais da área que fazem parte da Saúde, entendendo a enfermagem na sua complexidade, totalidade e com a visão integral do bem-estar do paciente. Esse é um grande desafio, mas contamos com a equipe de um hospital de referência para cumpri-lo”, ressaltou.
Tereza Cristina Abrahão, conselheira do Coren-RJ e representante da direção no evento, reforçou que a unidade é referência em enfermagem e que os processos foram implementados efetivamente.
“É um orgulho muito grande para o Coren-RJ participar e compartilhar esse selo com esse hospital tão nobre, representando aprendizado e saber. Estive presente na entrega do reconhecimento bronze, e o prata mostra o pioneirismo da unidade e que podemos fazer muito mais. Isso é uma vitória, principalmente dos que estão na ponta, trabalhando incansavelmente para essa construção e conquistas”, acrescentou.
Metodologias pioneiras na enfermagem
O reconhecimento alcançado demonstra o pioneirismo da assistência de enfermagem do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. A unidade foi a única no país que implementou a configuração do seu processo de enfermagem pelos padrões funcionais de saúde de Marjory Gordon junto ao sistema de linguagem padronizada do NANDA-I, aliado ao método de anotação e registro SOAP. Essas tecnologias unidas proporcionam uma assistência mais qualificada e sistematizada ao paciente, oferecendo também mais autonomia ao enfermeiro (a).
A entrega da certificação contou com a participação de gestores da saúde do município, membros do Coren-RJ, da direção do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, profissionais do local e de outras unidades de saúde. Ana Paula dos Santos, diretora de enfermagem do hospital e membro da comissão do processo de enfermagem, pontuou a dedicação dos profissionais para a obtenção do selo prata.
“O reconhecimento prata é muito importante, porque quebramos paradigmas com o selo bronze e prosseguimos no pioneirismo que é parte do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara. Os profissionais se empenharam para que as nossas práticas ocorressem efetivamente e a enfermagem é uma peça fundamental para consolidar o cuidado, com autonomia para evoluir o paciente de forma individual, com assistência de qualidade. Estamos na expectativa de conquistar o selo ouro em breve!”, garantiu.
Hospital é destaque no atendimento referenciado
O Hospital Dr. Ernesto Che Guevara foi inaugurado em maio de 2020, salvando milhares de vidas em meio aos momentos críticos da pandemia da Covid-19. Atualmente, a unidade é referência em cirurgias de mais de 15 especialidades e já superou a marca de 17 mil procedimentos feitos. Além disso, realiza atendimento ao trauma referenciado na cidade, recebendo pessoas que chegam em ambulâncias após acidentes automobilísticos, quedas, dentre outros casos.
No local, também há um moderno centro de imagens, onde foram feitos mais de 56 mil exames, entre raios-x, tomografias, ultrassonografias, colonoscopias, ecocardiogramas, além de outras especificidades. Todos os exames são agendados pela Central de Regulação do município ou realizados em pacientes internados, possibilitando análises e diagnósticos mais precisos e ágeis.
No hospital, a população também conta com um ambulatório de especialidades para os períodos pré e pós-cirúrgicos; um serviço especializado de tratamento e prevenção do câncer de pele, com consulta, procedimento e acompanhamento do paciente encaminhado; assim como o setor pediátrico, com cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros cinco de enfermaria cirúrgica para receber pacientes referenciados.
Fotos: Divulgação/pmm
#maricá #saudepublica #sus #atendimentomedico #corenrj #atendimentodequalidade