O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Conhecer
Nesta segunda-feira, 29, a prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Conhecer, deu início ao congresso “Conhecer”, que segue até esta terça, (30) no salão de festas Kairós, no bairro Nova Belém. Ao todo, 860 profissionais da educação passarão pelo local onde acontecem palestras, dinâmicas e outras atividades.
Carline Borges foi a primeira palestrante do dia com o tema “Ensino colaborativo e práticas pedagógicas inclusivas: Diálogos e conexões que transformam”. Borges enfatizou que no processo de inclusão escolar, o ensino colaborativo não tem limites para a aprendizagem, o que é fundamental na escola atual.
Já Ana Maria Prata Pravato falou sobre “Autismo, altas habilidades ou superdotação: mitos e verdades”. Ela comentou sobre o conceito de autismo e sua evolução ao longo do tempo. Segundo ela, pelas estatísticas, uma a cada 33 crianças tem um diagnóstico de autismo.
À tarde, Danilo Batucadan, bacharel e licenciado em música brasileira e pós-graduado em educação infantil, apresentou “Educar pelo brincar: práticas e estratégias do fazer musical”. “É importante trazer uma reciclagem para a educação, lembrar que o brincar é uma prática muito importante. Dentro do brincar, conseguimos melhorar a linguagem e a mobilidade. A palestra é uma ‘fonte da juventude’; começamos adultos e terminamos crianças. Precisamos nos colocar no lugar das crianças para entender melhor o universo delas”, disse o professor.
Construção diária
Caroline Ontiveros, secretária Municipal de Educação prestigiou o evento. “Assumimos em 2021, em meio à pandemia, e não pudemos realizar a jornada pedagógica. Em 2023, realizamos um evento com os professores, onde pudemos trazer a professora Ana Jaqueline Braga Mendes. Estamos enfrentando enormes desafios. A educação é uma construção diária, e acreditamos que esse desafio é de todos nós, profissionais da educação. Estamos buscando cada vez mais as melhorias necessárias. Educação nunca será gasto, será sempre investimento”, afirmou a secretária.
Caroline acrescentou que a Secretaria de Educação optou por realizar a palestra no segundo semestre porque mais de 400 profissionais tomaram posse em janeiro. “Quero agradecer à nossa coordenadora pedagógica Alessandra Russo, Gisele Carla e toda a equipe da Secretaria de Educação por este evento tão bonito. Como a nossa prefeita sempre diz, quando temos norte e direção, vamos muito longe. Espero que o dia de hoje seja de muito aprendizado e experiência para que possamos melhorar ainda mais a educação”, finalizou.
Vicente Falcão, presidente do Instituto Conhecer contou que há 25 anos a instituição se dedica à formação continuada de professores e profissionais da área de educação em oito estados, incluindo Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Professora alfabetizadora
Catarina Rosa Dias Araújo, professora alfabetizadora em Japeri, destacou a relevância das palestras. “A importância dessas palestras é fornecer um direcionamento claro com profissionais altamente qualificados, abordando a inclusão escolar com base em leis e técnicas pedagógicas. Quero parabenizar o congresso ‘Conhecer’ pelo altíssimo nível dos profissionais e a Prefeitura por trazer essas palestras para o município”, pontuou a professora.
Também participaram do congresso, Alessandra Russo, coordenadora pedagógica, Abigail Alexandre, professora e coordenadora da educação especial, e Gisele Carla, diretora de ensino da Secretaria de Educação.
Fotos: Divulgação PMJ
#japeri #educaçãopublica