A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ) entregou, nesta sexta-feira (16/08), a obra concluída da nova sede da Defensoria Pública do Estado em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A edificação conta com 1.336 metros quadrados de área construída, num investimento de R$ 14,8 milhões. O prédio está localizado na Rua Antônio Jorge Young, 36/46, no Centro.
Construída com recursos da Defensoria, o novo prédio possui 19 gabinetes – tendo cada um áreas destinadas ao atendimento–, auditório, recepção, seis salas, refeitório, estacionamento com 40 vagas e guarita para segurança.
O presidente da EMOP-RJ, André Braga, destaca o padrão de excelência do serviço executado. “A empresa tem muito orgulho de entregar mais um equipamento de qualidade. A nova sede da Defensoria em Campos oferecerá mais conforto e acessibilidade, tanto para os funcionários, como para o público daquela região que busca o atendimento jurídico do órgão”, ressaltou Braga. Foram instalados pisos táteis, rampas de acesso, barras de segurança e banheiros projetados para pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade em toda a construção.
Obedecendo critérios de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, foram implantadas cisternas para captação da água das chuvas e reúso. Luminárias externas também poderão ser acionadas por fotocélulas na ausência de luz natural.
De acordo com a Defensoria Pública, a nova sede em Campos concentrará os 19 órgãos na comarca: cinco varas cíveis; um Juizado Especial Cível; quatro varas criminais; três varas de Família; duas varas da Infância, Juventude e do Idoso; um Juizado de Violência Doméstica; e três Núcleos de Primeiro Atendimento; além da coordenação regional.
O prédio fica ao lado do Tribunal de Justiça, o que facilita o deslocamento de usuários dos serviços da Defensoria e das equipes da instituição
No novo endereço, todos os órgãos terão salas para as equipes e gabinete individualizado para os defensores. O terreno foi doado à Defensoria Pública pelo município de Campos, já inteiramente regularizado em nome da instituição.
Fotos: :Guilherme Brito e Diretoria de Obras/EMOP-RJ