Foram realizados mais de 300 atendimentos em diversas especialidades, como nutrição, ginecologia, clinica médica, entre outros
Mais de 300 mulheres foram atendidas na 7° edição do “Sábado com Mais Saúde” , que movimentou a Casa da Mulher, em Japeri. A iniciativa da Prefeitura de Japeri, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, visa facilitar o acesso aos serviços de saúde para a população que não consegue buscá-los durante a semana, no horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Neste sábado (26), os serviços foram voltados para o público feminino. A ação acontece uma vez por mês e durante toda manhã, os usuários têm a oportunidade de realizar consultas em diversas especialidades, como nutrição, ginecologia, clinica médica, entre outros.
Entre os principais atendimentos realizados, 30 foram de preventivo e 50 de ultrassonografia transvaginal. A especialidade de nutrição registrou 23 consultas, já a clínica médica 30. Também tiveram 78 orientações, 60 marcações de consultas ginecológicas, o mesmo quantitativo para ultrassom e 65 aferição de pressão arterial.
De acordo com a Subsecretária de Atenção à Saúde, Tatiana Soares, o objetivo das ações aos sábados é conscientizar cada vez mais a população sobre a importância do cuidado da saúde. ” O “Sábado com Mais Saúde” tem a proposta de reduzir ou zerar as filas desses pacientes que são encaminhados por outras unidades de saúde, além de ampliar o atendimento para as pessoas que não podem acessar os serviços das unidades durante a semana, seja por motivo de trabalho ou estudo, explicou.
Quem também participou da ação, foi a secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros. “Como moradora de Japeri, fico muito feliz em poder realizar estes tipos de consultas em pleno sábado, já que trabalhamos durante a semana. Você mulher, não deixe de procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e realize seus exames. Quem se ama, se cuida”, disse.
Satisfação
O atendimento é alvo de elogios de pacientes que já conhecem a unidade de saúde. Foi o caso da moradora do bairro Mucajá, Enaura de Araújo , de 66 anos que fez exame transvaginal e a ultrassonografia de mama. ” Fui muito bem recebida pela equipe médica. Consegui fazer meus exames e estou feliz. E para quem trabalha na semana, o sábado é um bom dia de atendimento”, concluiu.
Da mesma opinião é a doméstica Luciene Conceição Costa, de 55 anos, que mora no bairro Nova Belém. ” Esses atendimentos no sábado me favorecem muito. Como trabalho, não tenho tempo de me cuidar durante a semana. Estou vindo pela segunda vez e estou gostando muito”, contou.
Para ter acesso aos serviços é fundamental apresentar o documento de identificação, CPF , comprovante de residência e cartão do SUS. O próximo atendimento está marcado para o dia 09 de novembro, no Centro de Especialidades, em Engenheiro Pedreira.
Fotos: Divulgação PMJ