Reciclasom: Projeto de reuso consciente que transforma lixo em música, retoma oficinas gratuitas no Rio de Janeiro – 13/11/24

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis

Reciclasom, retorna com oficinas gratuitas que ensinam jovens e adultos a partir de 12 anos a transformar objetos descartados em instrumentos musicais. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiroatravés da Secretaria Municipal de Cultura, e oferecerá aulas às quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h, na Casa de Bambas, em Cidade Alta. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, pelo whatsapp 21 98030-1579.

Idealizado por Mestre Jagunço, o Reciclasom nasceu da inquietação com a quantidade de resíduos nas ruas de Ramos, no Rio de Janeiro, onde morava. E, tem impactado diversas regiões do Rio de Janeiro, como Cordovil e as comunidades Cinco Bocas, Pica Pau, Parada de Lucas e Cidade Alta, com ações sustentáveis.

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis

“Me lembro quando peguei uma manilha cheia de barro, levei pra casa sem saber o que faria, mas vendo o Maracatu, percebi que podia transformar objetos descartados em instrumentos. Como sou de família indígena, sempre busco preservar o meio ambiente”, explica Jagunço.

Durante a faculdade de Engenharia Civil, ele encontrou no Reciclasom uma forma de unir conhecimento técnico, paixão pela música e compromisso ambiental, como conscientização ambiental e a inclusão social.

Nas oficinas, os participantes aprendem a confeccionar instrumentos únicos, como o Djembê de tubo de PVC, moldado com precisão para obter sons graves e agudos, e a cuíca feita com materiais reciclados, como latas de cerveja, garrafas PET e bambu. “É um desafio criar instrumentos que respeitem afinação e timbre, mas ver o resultado final e o aprendizado dos alunos é gratificante”, afirma Jagunço.

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis

Em um cenário onde apenas 3% do lixo carioca é reciclado, o projeto inspira uma transformação onde lixo vira cultura, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens nas favelas cariocas. A iniciativa visa capacitar 30 jovens até o fim do semestre, buscando capacitar profissionais que possam ser agentes transformadores, além de conquistar parcerias que fortaleçam ainda mais seu impacto positivo no Meio Ambiente.

Serviço:

Reciclassom abre novas turmas

Turmas: quartas e sextas-feiras

Horário: das 15h às 17h

Local: A Casa de Bambas

Inscrições por telefone: whatsapp 21 98030-1579.

Endereço:   Estr. do Porto Velho, 199 – Cordovil, Rio de Janeiro .

Fotos: Divulgação

Veja também

Casa G20, do Governo do RJ, inaugura exposição ‘Viver o Rio’, com curadoria de Ruy Castro e Heloisa Seixas – 09/11/24

Exposição na embaixada cultural do estado, em Ipanema, celebra o Rio com acervo de imagens, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support