A tecnologia na educação não apenas desperta o interesse dos alunos nos estudos, mas também os prepara para o mundo globalizado em que vivemos. Com esse propósito, a Casa da Inovação Ziraldo, em Queimados, tem oferecido diversos cursos na área tecnológica, capacitando crianças, adolescentes, adultos e idosos para os desafios do futuro. E, nesta semana, cerca de 300 alunos do terceiro ciclo da Casa da Inovação receberam seus certificados de conclusão de curso. Essa foi a oitava formatura realizada desde a inauguração do projeto, há um ano.

Os certificados foram entregues na quarta-feira (26) e na quinta-feira (27) a alunos dos cursos de Digital Influencer, Criação de Aplicativos, Pacote Office, 50+ Inclusão Digital, Criação de Games Kids e Teens, Programação de Aplicativos Teens, Marketing Digital, Robótica Kids e Teens e Aplicativos 18+. O evento contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Glauco Kaizer, a primeira-dama e educadora Cristiane Kaizer, os vereadores François e Branco Vira Virou, além da secretária de Projetos Especiais, Dayane Aragoso, e coordenadora pedagógica da casa, Gabriela Mendonça.
Os cursos de tecnologia oferecem inúmeras vantagens para todas as faixas etárias, promovendo não apenas a formação profissional, mas também o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais. Durante a cerimônia, o prefeito Glauco Kaizer destacou a importância dos estudos e incentivou os alunos a continuarem se qualificando. “O aprendizado não ocupa espaço. Quanto mais conhecimento adquirimos, maior é o nosso lugar no mundo”, afirmou o prefeito.

Os alunos têm a oportunidade de criar sensores de gás e água, sistemas de monitoramento de vento, desenvolver jogos do zero para celular, programar aplicativos, produzir ferramentas de acessibilidade como aplicativos de Libras, construir robôs e muito mais. Um dos alunos do projeto, Matheus Eduardo (12) compartilhou sua experiência, destacando que, antes do curso, sua timidez o impedia de fazer amizades: “Hoje, graças à Casa da Inovação, eu conquistei meu melhor amigo e desenvolvi mais confiança para se comunicar”, ressaltou.

Além de oferecer aprendizado tecnológico, a Casa da Inovação proporciona um ambiente acolhedor, onde os alunos podem desenvolver projetos inovadores e se preparar para o mercado de trabalho. A partir dos 12 anos, eles já começam a compreender a importância de profissões ligadas à programação e tecnologia, áreas cada vez mais demandadas no mundo atual. Investir em educação tecnológica é investir no futuro das crianças, adolescentes, adultos e do público 50+, fortalecendo toda a sociedade. E é exatamente isso que a Casa da Inovação Ziraldo tem feito em Queimados!
Fotos: Divulgação PMQ
#queimados #prefeituradequeimados #tecnologia #educaçãopublica #ziraldo