Também foram lidas indicações parlamentares solicitando obras e serviços para os quatro distritos
A audiência sobre o transporte público em Duque de Caxias, ocorrida na quarta-feira (16), repercutiu nas manifestações dos vereadores na sessão plenária de 17/04.
A vereadora Juliana do Táxi (PL), solicitante da audiência juntamente com o vereador Catiti (PDT), mostrou-se satisfeita com os resultados. “Foi o comentário na cidade. A população compareceu e viu que estamos atentos. Se for preciso, vamos abrir uma CPI dos Transportes”.

A vereadora Delza de Oliveira (MDB), participou da audiência, e reiterou o papel da Câmara na busca de melhorias para o transporte público e enalteceu os demais parlamentares que contribuíram para a discussão. “Fiquei muito feliz. A maioria dos vereadores estavam aqui. Foi uma audiência muito participativa”.
Catiti também parabenizou a Casa e a população que, com suas contribuições e questionamentos, permitiram o êxito da audiência. “Foi uma das audiências públicas com o maior número de quórum de vereadores e da população. Tenho certeza de que o resultado será satisfatório. A população quer um transporte de qualidade”, disse ele, contestando as falas dos representantes do Setransduc que não trouxeram, segundo ele, mais uma vez, respostas aos problemas.
O vereador Catiti ainda elogiou a postura do deputado federal Marcos Tavares (PDT), em Brasília, que está empenhado em ajudar a resolver o problema em Duque de Caxias e reiterou que a licitação da prefeitura deve ser breve e transparente.
Também para elogiar os solicitantes da audiência e o presidente Claudio Thomaz (PRD) pelo empenho e parceria, o vereador Anderson Lopes (MDB) reforçou a questão do transporte público se arrasta há anos, trazendo sérios prejuízos para a população como a falta de ônibus, ar condicionado, elevadores, pneus carecas e outros problemas que, agora, ganharam forças para serem resolvidos.

Feira do Podrão
A vereadora Juliana do Táxi (PL), em seu discurso, também fez questão de agradecer ao prefeito Netinho Reis (MDB) por ter proporcionado, através da Secretaria Municipal de Cultura, a Feira do Podrão, no último final de semana, na Praça Humaitá. “Mais de 35 mil pessoas passaram por lá. O prefeito Netinho disse que, em breve, a praça vai ser um polo gastronômico”.
Delza de Oliveira (MDB) enfatizou que a iniciativa é uma das provas de que Netinho Reis já está transformando a cidade e que movimentar as praças é importante para dar mais lazer e segurança aos moradores.
Reajuste dos servidores
A vereadora Andreia Zito (PV) cobrou ao Executivo a realização do reajuste salarial dos servidores que, há nove anos, aguardam por ele.
O presidente Claudio Thomaz esclareceu que, em reunião com o prefeito Netinho Reis, o mesmo garantiu que a Secretaria de Fazenda já está fazendo o levantamento para essa concessão. Thomaz parabenizou a vereadora afirmando que é papel do Legislativo cobrar ações do Executivo.

Ainda na sessão plenária de 17/04
Os vereadores de Duque de Caxias apresentaram diversas indicações para o Executivo visando melhorias para os bairros dos quatro distritos, nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente.
Secretariando os trabalhos da Mesa Diretora, a vereadora Delza de Oliveira também fez a leitura do processo no qual Michele Tavares (PDT) solicitou seu afastamento da função de vereadora para assumir a Secretaria Municipal de Proteção Animal.
Na mesma sessão, ainda foram aprovados dois projetos de lei. O primeiro, de iniciativa do vereador Leandro Enfermeiro (PRD) que institui o Programa Visão para o Futuro; e o segundo, do vereador Catiti, denominando equipamento público de lazer, Praça Paulo Braga de Salles.
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo
#duquedecaxias #camaramunicipaldeduquedecaxias #transportepublico