Witzel visita unidade de saúde transformada em hospital de referência para coronavírus e não permite acesso da imprensa para evitar aglomerações – 19/03/20

Unidade conta com 44 leitos de UTI exclusivamente para atender pacientes com sintomas graves


O governador Wilson Witzel visitou nesta quinta-feira uma unidade estadual de saúde, no Centro do Rio, que será usada como hospital de referência para receber pacientes com o coronavírus. O governador não permitiu o acesso da imprensa à unidade para evitar aglomeraçōes. A visita contou com um número reduzido de pessoas e com equipe própria de filmagem e fotografia. O local tem 44 leitos de CTI totalmente equipados e voltados exclusivamente ao atendimento dos casos graves da doença.
Acompanhado pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, e pelo diretor do hospital, Paulo Niemeyer Filho, o governador conheceu uma das unidades de CTI dotadas de todos os equipamentos para atendimento dos casos graves, com respiradores e outros aparelhos. Até semana que vem, o Governo do Estado do Rio terá outros 100 leitos exclusivos para atender os pacientes do coronavírus; dentro de 15 dias serão 220 leitos.

Governador em visita a unidade médica


– Muito obrigado a todos vocês que estão na linha de frente do combate a esse problema mundial. Vocês são heróis. Vamos superar esse momento difícil – disse Witzel aos médicos da unidade.
O governador também conheceu o laboratório de genética molecular do hospital, que a partir de agora também ficará encarregado de fazer os exames capazes de confirmar os casos de coronavírus. De acordo com a chefe do laboratório, a médica Mônica Gadelha, os exames serão entregues em até 24 horas e, em alguns casos graves, até no mesmo dia. Hoje, os exames públicos são feitos apenas no Laboratório Noel Nutels.
 A princípio, o laboratório fará os exames dos profissionais de Saúde com suspeita de coronavírus, para que eles possam sair mais rapidamente da quarentena preventiva e voltar ao atendimento à população. Terá capacidade de fazer até cem exames por dia.

Governador em visita a unidade médica


O governador voltou a fazer um apelo aos fluminenses: 
– Peço mais uma vez à população: não saiam à rua. Aqui estão os leitos em que nossos doentes vão ficar entubados, em situação grave. Não desafiem esta doença. Contamos com a sua solidariedade nesta crise de difícil superação. 


A unidade visitada pelo governador só receberá os pacientes encaminhados para lá pelos serviços de regulação de saúde. Por isso, não deve ser procurada diretamente pelos pacientes com sintomas da doença.

Fotos: Eliane Carvalho

Veja também

Maricá estreita laços com Portugal e faz intercâmbio de experiências – 28/01/25

A Prefeitura de Maricá está em missão em Portugal para estreitar laços comerciais e prospectar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support