Em um momento de reflexão, aconteceu na última quarta, 25, a I Edição do Café Filosófico com o tema: “Eu sou porque nós somos”, Filosofia Ubuntu, na Escola Municipal Maria Hortência Nogueira, envolvendo os professores, funcionários, e outras pessoas presentes.
Segundo a Diretora da Escola, Daniele Marquiole, para a roda de conversa foram convidados o psicólogo Pedro Dinelli, o humorista e Assessor de cultura e turismo do município, Chico Vibe e o Pastor Wagner, que atua como disciplinário na escola. A abertura do evento ocorreu com um momento de relaxamento ouvindo a música: Tocando em Frente de “Almir Sater” e comentada pela Orientadora Educacional Melaine Azevedo. A diretora Danielle abriu o debate sobre o tema proposto, com a apresentação de um vídeo para reflexão sobre a importância da coletividade, da empatia, compaixão, do pensar no “Nós” e não no “Eu”, sendo este o significado da Filosofia Ubuntu. “Essa filosofia é reflexiva sobre o pensar no outro, no grupo, na equipe, no próximo e não exclusivamente no eu” – destacou a diretora.
O momento seguiu com a leitura, reflexão e discussão do texto: “O bom humor do professor” – Gabriel Chalita. Levando a reflexão sobre a relação professor x aluno, o comportamento do aluno, as adversidades do dia a dia na vida do aluno e do professor, como ter o bom humor em momentos difíceis, com a participação do Chico Vibe, essa reflexão do texto propiciou um momento rico de experiências. O psicológico Pedro Dinelli, realizou uma dinâmica com o grupo, abordando os aspectos emocionais e a relação com o outro. Finalizando o evento, todos participaram de um café. A Diretora Danielle Marquiole falou da importância desse momento para a formação e valorização dos professores. Ela destacou que o aprendizado é continuo na vida de todos, sendo a habilidade mais importante na vida de um profissional. “O professor é um eterno estudante, o Café Filosófico permite abordar temas que trazem debates ao grupo para refletirem sobre si próprio, suas ações coletivamente, fazer uma análise de sua prática e avaliar os pontos positivos e negativos visando aperfeiçoar o que for necessário tanto na vida pessoal quanto profissional” – concluiu a Danielle.
Foto: Regiane Real