Pastor Cláudio Duarte e bispo Abner de Cássio Ferreira foram alguns dos homenageados
De iniciativa do presidente da Câmara de Duque de Caxias, vereador Celso do Alba (MDB), foi concedida, pela primeira vez, em sessão solene, no dia 30/05, a Medalha Pastor Júlio Henrique Gomes. A honraria é destinada à pessoa que dedica sua vida ao ensino do evangelho.
A cerimônia teve início com a oração feita pelo pastor Jasiel. Em seguida, o cerimonialista Arthur Oliveira, contou a história do pastor Júlio Henrique Gomes que o fez merecedor de uma medalha com seu nome e da preocupação do presidente Celso do Alba em reconhecer os trabalhos dos evangélicos no município.
Estiveram presentes na sessão solene, o deputado federal Gutemberg Reis (MDB), o deputado estadual, Rosenverg Reis (MDB), vereadores, ex-vereadores de Duque de Caxias, ex-vereador de Petrópolis, Maurinho Branco, pastores, presbíteros, familiares e amigos dos agraciados. “Foram escolhidos por Deus. O povo evangélico tem o nosso respeito, assim como as demais religiões. Nós que trilhamos com o evangelho, fazemos a nossa parte que é orar e traças bons caminhos”, disse ele.
Ao seu lado esteve o vereador Junior Reis (MDB). “É muito difícil escolher um pastor para poder fazer esta homenagem, principalmente, na região onde eu moro. Fala-se muito que Xerém é o local com mais igrejas no Brasil, por metro quadrado. Somos um país laico e devemos amar o próximo como a nós mesmos”.
Entre os homenageados, estiveram o bispo Abner de Cássio Ferreira, o presbítero Alex de Paula e os pastores Claudio Duarte, Joel da Silva, Francisco Libório, Maurício Costa, Josemar Cavalcanti, Lenilson Costa da Silva, Gleison Evaristo, Eliseu Gomes, Ananias José da Silva, Romildo Cordeiro, Ednaldo José dos Santos, Leila Celis, Maria de Fátima Nascimento.
O vereador Anderson Lopes (Republicanos), pastor da Igreja Universal, também foi contemplado com a honraria. “Hoje, a gente está aqui, na Câmara, representando a família e a propagação do evangelho”.
O pastor Cláudio Duarte agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da política. “Família, escola, Igreja, segurança e de saúde. Mas para tudo isso funcionar, precisamos de uma única instituição: a política, aquela que cria as leis, disse ele.
Para o bispo Abner de Cássio Ferreira, não havia data mais apropriada para receber a medalha. Seu pai, bispo Manoel Ferreira estava completando 90 anos. “Estou recebendo esta homenagem, mas quero transferir a ele, porque abaixo de Deus, ele é a razão da minha existência”.
O deputado estadual Rosenverg Reis anunciou que uma lei comemorando do Dia da Pastora está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e citou que a Medalha Pastor Júlio Henrique Gomes é um reconhecimento merecido à comunidade evangélica. “Quero parabenizar meu amigo Celso do Alba que, hoje, está fazendo uma justiça homenageando esses grandes homens e mulheres valorosos que são muito importantes para a nossa cidade”.
A homenagem foi destaque também na fala do deputado federal Gutemberg Reis. “Essa medalha que você tem honrado nossos pastores e pastoras, pode ter certeza, que Deus vai também te honrar com este belo gesto”, disse o deputado.
O filho do Pastor Júlio Henrique Gomes, Joel da Silva Gomes, pastor da Igreja Batista Renovada, falou em nome da família. “Agradecemos em nome da família do saudoso Pastor Júlio Henrique Gomes. Nosso muito obrigado a esta Casa, à liderança evangélica que indicou o nome do meu pai. Agradecemos ao senhor, Celso do Alba, e a todos os vereadores por esta tamanha honra”.
Ex-vereador, pastor Francisco Libório se emocionou com a honraria. “Agradeço, primeiramente a Deus, por estar aqui, nesta Casa, por onde passei na época da ditadura. Agradeço por estar vivo e poder contemplar esta Casa ativa, cumprindo o seu dever em prol do povo desta cidade”.
O presidente Celso do Alba encerrou a sessão solene ressaltando a importância da fé. “A gente deseja sempre algo a mais, mas só vamos ser com a permissão de Deus e do que ele quer que sejamos”.
O pastor Daniel Gomes encerrou a sessão cantando um hino de louvor.
Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo