Medida vale em alguns estabelecimentos públicos e privados do município
A Prefeitura de Queimados decretou nesta quinta-feira (9) a volta da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em alguns estabelecimentos públicos e privados do município. A medida, que passa a valer a partir desta sexta-feira (10), volta a tornar obrigatório o uso do equipamento em unidades escolares da rede pública e privada de ensino, nas repartições públicas, no transporte coletivo de pessoas e para os profissionais que atuam nas unidades de saúde, observando-se, ainda, a necessidade de distanciamento social e a higienização das mãos.
A decisão sancionada pelo prefeito da cidade, Glauco Kaizer, considera a necessidade de se manter o acompanhamento da evolução e do controle dos casos de covid-19 no município e, também, o aumento no número de infecções pela doença.
Segundo o prefeito, a medida visa estabelecer uma maior segurança para a população. “Nossa prioridade é a saúde da população. A volta do uso obrigatório das máscaras é uma forma de tentar refrear a proliferação do vírus. Continuaremos monitorando os números de infecções e, caso necessário, tomaremos outras providências para o combate à doença”, comentou.
Município segue com a vacinação
Além do uso de máscara, da manutenção do distanciamento social e da higienização das mãos, a Secretaria de Saúde do município orienta ainda sobre a necessidade de completar o esquema vacinal contra a doença, principalmente para a dose de reforço, na faixa etária entre 12 a 17 anos.
A Prefeitura segue ofertando todas as doses do imunizante para a população. Neste momento, segue o seguinte cronograma:
* 1ª dose – 5 anos ou mais
* 2ª dose – Conforme comprovante de vacinação
* 3ª dose ou primeira dose de reforço – pessoas com 12 anos ou mais (4 meses após a segunda dose)
* 4ª dose ou segunda dose de reforço – 60 anos ou mais, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas (quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço).
Foto: Divulgação PMQ