Com a conclusão da obra, 65 mil pessoas serão beneficiadas
O governador Cláudio Castro participou neste domingo (12/06) da inauguração da primeira Estação de Tratamento de Água de Magé. A obra, concluída pela Águas do Rio, vai melhorar o acesso à água tratada para 65 mil pessoas. Os moradores do distrito sede de Magé serão os primeiros a receber os benefícios da unidade, que levará água tratada com regularidade.
– A entrega dessa estação de água significa devolver o sonho das pessoas e o respeito à população. O dia de hoje demonstra um novo Rio de Janeiro, com capacidade de investimento, com diálogo e entregas de serviços importantes à população – ressaltou o governador Cláudio Castro.
A estação tem capacidade para tratar 330 litros por segundo e conta ainda com um reservatório que é capaz de armazenar cinco milhões de litros de água.
O presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, falou sobre o impacto positivo para os moradores da região.
– A falta de água vai muito além da prestação de serviço, é uma questão de saúde. Uma obra que não tinha sido terminada em 13 anos foi concluída em 6 meses, através de uma parceria e empenho sem igual. Quero assegurar aqui que pelo menos 30% da população terão acesso à tarifa social – disse Bianchini.
A ETA era um grande anseio da população. O morador da região José Nair da Silva, de 77 anos, luta há muitos anos para um abastecimento regular no município e comemora a conquista.
– Passamos um tempo de muito sacrifício e luta e hoje só temos a agradecer por essa entrega tão importante para nós. Em 1996 cheguei a entregar uma carta para o presidente da época comunicando sobre esse problema e nunca perdi a esperança. A água é fonte da vida, estamos muito felizes – disse.
Com a plena operação da ETA e investimentos em extensões de redes, as regiões de Magé, Suruí e Guia de Pacobaíba (Mauá) terão um abastecimento regular e de
qualidade. Assim, ao todo, cerca de 114 mil pessoas serão beneficiadas.
A data da inauguração da ETA Magé também marca a comemoração do aniversário de 457 anos de fundação da cidade.
Por Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro