Prefeitura de Belford Roxo realiza encontro de multiplicadores afro-indígenas – 16/08/22

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Educação realizou nesta terça-feira (16-08), no Polo Cederj, o encontro de multiplicadores afro-indígenas com o tema “Identidade – quem conhece guerreiros, passa a ser guerreiro”. Cerca de 90 professores do primeiro e segundo segmentos participaram para dar continuidade a socialização de saberes e experiências para a construção de uma educação antirracista no ambiente escolar.

 Marcia Ribeiro Joviano destacou que os alunos da Escola Municipal Manoel Gomes têm aulas de cidadania e principalmente de resgate da história que foi apagada por anos.

A secretária especial de Assuntos Pedagógicos, Rosângela Garcia, explicou que os encontros começaram em junho para falar da inclusão da cultura afro-indígena nas unidades, conteúdo esse obrigatório após a Lei nº 10.639/03 (alterada pela Lei 11.645/08). “Por aqui, estamos discutindo como esse professor vai trabalhar essa cultura antirracista nas salas de aula através de troca de experiências e que eles possam estar passando aos alunos a valorização da nossa cultura com muita arte e a verdadeira história do Brasil”, destacou Rosângela, acentuando que acontecerão mais dois encontros e a culminância será em novembro, mês da consciência negra.

 O encontro contou com a participação de cerca de 90 professores do primeiro e segundo segmento
 

Para falar sobre a identidade, a importância da história e cultura indígena e africana, a professora, escritora e pedagoga com especialização em Arteterapia e História e Cultura africana e Afrodescendente, Márcia Ribeiro Joviano, que também é supervisora educacional da Escola Municipal Manoel Gomes, explicou que os alunos têm aulas de cidadania e principalmente de resgate da história que foi apagada por anos. “Nosso projeto fala da nossa identidade, de sermos negros, índios, europeus, essa miscigenação que forma o povo brasileiro e que todas as raças e etnias merecem respeito. E o aluno precisa se identificar, pois assim se torna mais forte, se torna guerreiro sabendo de onde veio”, resumiu Márcia, ao lado das professoras Daniele Cristiane Barbosa e Luana Miranda, também do Manoel Gomes.

Fotos: Rafael Barreto/PMBR

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support