Saúde de Japeri alerta sobre baixa procura da vacinação contra poliomielite – 05/09/22

Apenas 17,42% das crianças a partir de um ano e menores de cinco anos se imunizaram contra a doença no município

A Prefeitura de Japeri está mobilizada em ampliar o alcance da vacinação contra a poliomielite. Isso porque apenas 17,42% das crianças a partir de um ano e menores de cinco anos se imunizaram contra a doença na campanha deste ano. A baixa adesão da vacina pode ser observada em todo país. Conforme o Ministério da Saúde, mais de 11,1 milhões de crianças ainda não receberam a vacina.

Em Japeri, os pais podem levar as crianças, de segunda a sexta-feira, a todas as unidades de saúde até  dia 9 de setembro para serem vacinadas, das 9h às 16h. Para o atendimento é necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal.

A Prefeitura de Japeri está mobilizada em ampliar o alcance da vacinação contra a poliomielite

A secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso, informa que o índice está muito abaixo do ideal, considerando a importância dessa imunização. “A Secretaria Municipal de Saúde tem o objetivo de imunizar 95% do público alvo, mas precisamos que os pais e responsáveis entendam e se conscientizem que a vacinação garante a proteção da criança contra a paralisia infantil”, diz.

Para ela, as fake news (notícias falsas) também atrapalham na adesão da população às vacinas.  Essas notícias se espalham e colocam em xeque a segurança e eficácia dos imunizantes. A secretária explica ainda que,  apesar da doença ter sido erradicada do Brasil, há alto risco de retorno por conta das baixas coberturas vacinais.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus do intestino. Crianças e adultos podem ser infectados por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca, causando dor de cabeça, febre, fadiga, garganta inflamada e até paralisias musculares.

Junto da campanha contra a poliomielite, também está em andamento a campanha de multivacinação, na qual são oferecidos os seguintes imunizantes: BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, DTP, Tríplice Viral, Pentavalente, Pneumocócica 10-Valente, Poliomielite (Vip e Vop), HPV Quadrivalente, Rotavírus, Influenza, Meningocócica C (conjugada), Meningocócica Acwy (conjugada), Varicela e Covid-19. As vacinas compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

Foto: Lucas Alexandre

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support