Orquestra Jovem de Japeri faz concerto no Centro cultural de Mucajá – 22/12/22

Grupo fez apresentações de grandes clássicos da música

O projeto Orquestra Jovem Japeri realizou um recital de encerramento das atividades na quarta-feira (21), no Centro Cultural do Mucajá. O grupo é formado por, aproximadamente, 20 alunos que entoaram clássicos como ‘Hallellujah’ e canções natalinas. A plateia, repleta de familiares, aplaudiu de pé a apresentação.

Grupo fez apresentações de grandes clássicos da música

O projeto, que é uma parceria da Prefeitura Municipal de Japeri e o professor de música Adriano Araújo, chegou a Japeri em maio deste ano por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Rosângela Gomes. O objetivo é levar cultura musical para jovens em situação de vulnerabilidade social. As aulas acontecem para alunos a partir de cinco anos, uma vez por semana, durante a manhã ou tarde, no Centro Cultural do Mucajá. A novidade é que a partir de 2023, um dos polos será transferido para a biblioteca municipal da cidade. Atualmente  funciona no Instituto Evangélico.

A orquestra é composta por instrumentos como violino, violoncelo, trompete, teclado e voz. O professor Adriano falou da experiência de ensinar os jovens de Japeri: “Sempre tem os que se destacam no meio profissional, mas um dos maiores objetivos é trazer a música como aliada ao desenvolvimento pessoal, escolar e profissional deles. A música traz disciplina e muda a vida das pessoas” disse o professor.

É o que confirmou o principiante Bruno Miguel, de 9 anos. Ele está participando desde o começo das aulas e conta que evoluiu até na escola. “Melhorei em todas as matérias e tenho mais concentração nos afazeres. Escolhi o violino pela técnica. Eu amo tocar”, confessou o músico.

Com os olhos cheios de lágrimas, Catarina Santana, de 72 anos, assistiu às apresentações. Ela é avó da Júlia Floriano, violonista do projeto. A idosa contou que sempre acompanha a neta nas apresentações e se emociona todas as vezes. “Eu amo a orquestra. Este é um projeto importantíssimo para o município, que leva cultura e educação”, disse a avó.

De acordo com o secretário Jorge Braga Jr., as inscrições estarão disponíveis em janeiro de 2023. As aulas acontecerão em dois polos: no polo atual, em Engenheiro Pedreira e na Biblioteca Municipal Carlos de Souza, em Japeri. Vale lembrar que o projeto fornece instrumentos aos alunos para treinamento. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Foto: Divulgação

Veja também

Canil do Corpo de Bombeiros do Rio ganha reforço na busca por vítimas de desabamentos e soterramentos – 26/11/24

População vai ajudar a escolher o nome do filhote, de apenas dois meses e meio, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support