Representantes do Rio vão a Brasília e cobram à Aneel mais rigor na fiscalização contra a Enel – 18/03/23

Má qualidade no serviço prestado pela concessionária tem prejudicado o andamento de obras públicas, da atividade industrial e até mesmo atividades escolares

A péssima qualidade no serviço prestado pela concessionária de energia Enel em municípios do Norte, Noroeste e parte da Região Serrana e Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro foi tema central de audiência realizada nesta sexta-feira (17), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília. O encontro, agendado pelo Deputado Federal, Max Lemos, reuniu representantes dos municípios de Resende, Macaé, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Campos dos Goytacazes e Porciúncula.

O encontro, agendado pelo Deputado Federal, Max Lemos, reuniu representantes dos municípios de Resende, Macaé, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Campos dos Goytacazes e Porciúncula.

– É um absurdo o que está acontecendo no interior do Rio no que diz respeito ao fornecimento de energia. São municípios que não conseguem concluir obras porque a Enel não retira os postes solicitados, estação de tratamento de esgoto que não é ligada por falta de energia, fábricas que não conseguem aumentar a produção pelo mesmo problema. Tem cidades em que foram instalados ar-condicionado nas escolas, mas não tem energia para ligar os equipamentos. É um absurdo e parece que ninguém fiscaliza”, protestou o deputado Max Lemos no encontro, que contou com a presença do diretor-geral da agência reguladora, Sandoval Feitosa.

Nesta semana, o Deputado Max Lemos, recém-empossado membro efetivo da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, enviou requerimento de informação ao Ministério de Minas e Energia cobrando explicações à Aneel relacionadas à fiscalização dos serviços prestados pela concessionária ENEL, bem como o término do contrato de concessão que tem previsão para dezembro. Na audiência, ficou definida a criação de um grupo de trabalho centralizado no gabinete do parlamentar com a parceria da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que abrangerá as demandas de todos os municípios atendidos pela companhia.

O encontro, agendado pelo Deputado Federal, Max Lemos, reuniu representantes dos municípios de Resende, Macaé, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Campos dos Goytacazes e Porciúncula.

– Infelizmente estas reclamações não são de hoje. Quando deputado estadual no Rio de Janeiro, propus e relatei a CPI da ALERJ destinada a investigar irregularidades das concessionárias de energia Enel e Light, tendo em vista as reiteradas queixas da população, e mesmo assim a qualidade dos serviços permanece inadequada. Por isso, é primordial darmos andamento nestes questionamentos, ainda mais levando em conta as parcerias que estão previstas por estas concessionárias e os vencimentos dos contratos de concessão”, explicou Max Lemos.

Entre os que estiveram na reunião, estão: o deputado estadual Thiago Rangel, presidente da Comissão de Minas e Energia da Alerj, o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, o presidente da Câmara de Macaé, Cesinha, o vereador de Macaé Tico Jardim, os vereadores de Porciúncula, Carlos Macedo Menin e Sabrina Soares, o secretário de Obras de São Pedro da Aldeia, Fernando Frauches, entre outros.

Fotos: Divulgação/Assessoria

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support