Programa Viva Japeri é reconhecido pelo Ministério da Saúde pelas boas práticas – 30/03/23

Graças ao trabalho desenvolvido na cidade para o enfrentamento da violência contra mulher, projeto irá participar do Webinário que vai debater o assunto em todo país

“Construindo fluxo e tecendo a rede de proteção às violências contra mulheres japerienses e suas vulnerabilidades”, com esse tema o Programa Viva Japeri foi selecionado pelo Ministério da Saúde (MS) para participar do Webinário que vai debater a violência contra mulher e seu enfrentamento em todo o país, nos dias 30 e 31 de março.

A seleção reuniu as melhores práticas e vai nortear as diretrizes de combate à violência contra mulher.  O evento ocorrerá  das 14h às 18h, por  meio de inscrições na plataforma webinar.

O Programa Viva Japeri, da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou ao MS sua atuação na cidade por meio do cuidado e o monitoramento às vítimas de violência interpessoal ou autoprovocada com a utilização da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

A ficha, que mostra as diferentes formas em que a violência se apresenta, permite um encaminhamento da vítima a proteção integral e a monitoria desses atendimentos para cessar o ciclo de agressões. O Programa Viva Japeri trabalha para que o profissional seja sensível ao preencher a  ficha de notificação e não deixe de informar todas as situações vividas pela vítima. 

 “Todos os anos o mês de março é totalmente voltado às comemorações do Dia da Mulher, mas aqui nós vamos além das comemorações e atuamos no cuidado e no monitoramento das vítimas de violência doméstica”, relata a psicóloga e coordenadora do programa, Silvana Amaro.

Para Maria Cristina Ribeiro, técnica de vigilância em saúde do programa, esse é um convite para falar de um assunto delicado, mas que protege e salva vidas.

O debate se destina a gestores e profissionais da rede de atenção à saúde, profissionais das áreas técnicas, professores e alunos. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://webinar.aids.gov.br/principal.php

Viva Japeri: Programa Municipal de Vigilância em Violências e Acidentes

O programa existe desde 2021, no Centro Municipal de Especialidades (CEMES) de Engenheiro Pedreira, sob a responsabilidade da Subsecretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) e, com uma equipe multiprofissional, que realiza a organização e estruturação das ações de enfrentamento preventivo e monitoramento das vítimas de violência por meio  da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

O treinamento das equipes das unidades para uma escuta apurada e o preenchimento correto da ficha é uma das etapas da estruturação. “A gente ensina o profissional a se familiarizar com a ficha depois a gente refina o olhar e a escuta”, relata Silvana.

As principais fontes de encaminhamento são o Hospital Municipal e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). Nesta fase ocorre a identificação da violência e o mapeamento da rede de apoio para o atendimento.

O programa existe desde 2021, no Centro Municipal de Especialidades (CEMES) de Engenheiro Pedreira

“Trabalhamos para o dia em que o nome desse projeto será uma comemoração pelo alcance do fim das violências”, diz a Subsecretária Municipal de Vigilância em Saúde, Priscila Barbosa, que recomenda a todas as vítimas: “não se calem! Denunciem!”.

As fichas de notificação são remetidas para o MS, onde se tornam estatísticas que geram impacto e mobilização de políticas públicas. Por isso, Renata Lameira, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, destaca que o maior desafio do programa é a sensibilização dos profissionais para não deixar nenhum caso de violência sem notificação e extinguir a subnotificação.

O Viva Japeri participa, ainda, do Projeto Fortalecendo Redes, onde reúnem representantes de todos os equipamentos de apoio e realizam mensalmente o estudo de casos.

Imagem: Divulgação

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support