Mais informação, menos preconceito. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quinta-feira (13-04) a 1ª Caminhada da Conscientização do Autismo, na Vila Olímpica. O evento reuniu pais, filhos e profissionais da saúde e educação no município para celebrar o Dia Mundial do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 02 de abril de 2017.
O espaço contou com três tendas que se complementaram no evento. Uma delas mostrou os projetos de lei e legislação sobre o autismo, outra apresentou questões sobre autismo, puberdade e saúde bucal, e o terceiro ambiente com um painel temático para o público criar conteúdo e registrar o evento. Todo o local foi decorado com balões azuis, e em frente das tendas foram realizadas diversas atividades educativas, sensoriais, lúdicas, musicais e motoras. Pais, filhos e profissionais envolvidos levaram faixas e cartazes sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O secretário municipal de Saúde, Flávio Gonçalves, destacou a importância do evento. “Estamos promovendo ações no mês azul em alusão ao TEA, para conscientizar, ensinar e buscar melhorias para a saúde das crianças autistas e suas famílias”, frisou. “Seguiremos capacitando os profissionais e pais para que a integração seja feita com sucesso, oferecendo qualidade de vida com um atendimento acolhedor e inclusivo”, finalizou Flávio.
A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) de Belford Roxo, Kátia Rosa, foi uma das responsáveis pela organização. “Nosso intuito é de propagar e dar visibilidade ao movimento, conscientizando e apresentando detalhadamente a complexidade do tratamento vitalício dos indivíduos com autismo”, comentou. “Lidamos diariamente com a diversidade do autismo e precisamos levar conhecimento, reconhecimento, respeito e inclusão para todos”, completou Kátia.
Fotos: Rafael Barreto/PMBR