Mostra itinerante gratuita leva a realidade virtual sobre ciclo da água e proporciona diversas atividades interativas entre os dias 19 e 22 de abril
Uma experiência única e totalmente interativa por meio da realidade virtual chega ao município de Magé, na Baixada Fluminense. Essa é a proposta da exposição itinerante “Olho d’água – Artes Líquidas e Águas Visuais” que é gratuita, aberta para a população e ficará montada em um caminhão na Praça 7 de Setembro, no bairro Piabetá, entre os dias 19 e 22 de abril.
Com o tema “Ciclo da Água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, o projeto receberá nos dias 19 e 20 de abril alunos da rede municipal de ensino. Já nos dias 21 e 22 de abril, a exposição será aberta ao público geral das 14h às 18h, com o “Cine ao Ar Livre” sendo realizado a partir das 18h30 com a exibição de curtas metragens ambientais.
O projeto promete levar os participantes a viajarem pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e diversas ferramentas tecnológicas, que conectam o público por meio da visão, do som e do movimento. A curadoria é feita pela ONG Ecofalante, iniciativa que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Após as sessões, haverá ainda uma roda de conversa.
A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura e tem apoio da Águas do Rio, concessionária de água e esgoto, do Instituto AEGEA, e apoio local da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé.
Exposição percorrerá nove municípios do Rio de Janeiro nesta temporada
Em 2023 o projeto cultural itinerante percorrerá nove municípios do Estado do Rio de Janeiro. Nesta temporada, iniciada em março, o “Olho d’água” já esteve no bairro Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro; na cidade de Maricá; no distrito de Barra de São João; e na comunidade Barreira do Vasco, no bairro São Cristóvão, também no município do Rio de Janeiro.
No mês de abril, o projeto seguirá ainda para o município de Cordeiro, na Região Serrana do Rio de janeiro. Em maio, fechando a temporada, será a vez dos municípios de Itaocara e Miracema, na Região Noroeste; e Duas Barras, na Região Serrana do Rio.
Em cada local, a exposição permanecerá quatro dias. Nas quintas e sextas-feiras o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino. Aos sábados e domingos, a exposição estará aberta para o público em geral das 14h às 18h. Nestes dias, complementando o conteúdo da exposição, às 18h30 será realizada a exibição de curtas metragens ambientais, na “mostra de cinema ao ar livre”.
Foto: Divulgação