Belford Roxo promove 1° Encontro sobre Educação Ambiental e Agroecologia – 16/05/23

Preservação e sustentabilidade ambiental. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o 1° Encontro sobre Educação Ambiental e Agroecologia. O evento reuniu professores que representaram todas as unidades da rede municipal de ensino, no Teatro da Cidade.

O encontro foi dividido em dois turnos, manhã e tarde, com a apresentação de palestras das professoras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ana Dantas e Fabiana de Carvalho. O objetivo do evento foi ouvir e construir novas iniciativas relacionadas ao tema principal, contribuindo com o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). A missão do programa é de promover a integração dos saberes nas dimensões ambientais para construir uma sociedade sustentável.

O professor João Carlos, ao lado da diretora Cláudia Sueli, que criou um projeto ecológico, venceu o prêmio Professor Transformador em São Paulo

O secretário municipal de Meio Ambiente, Igo Menezes, enfatizou a importância das ações e projetos. “Temos em andamento o Cine Meio Ambiente, o Projeto Replantar às margens do Rio Botas e a Horta Escolar em diversas unidades de ensino”, comentou. “Precisamos criar um ambiente saudável para desenvolver a educação ambiental e agroecologia, estimulando a cidadania ambiental nas escolas, que é onde se encontra o nosso futuro”, concluiu Igo.

Diálogo nas comunidades

A professora Fátima Duarte, representou a Secretaria de Educação do município no evento. “Fomentar o diálogo nas comunidades escolares é fundamental para fazer com que os alunos sejam multiplicadores dos bons hábitos”, pontuou. “É no âmbito escolar que o jovem desenvolve a capacidade de transformação, começando com os parentes e amigos. É importante promover esses espaços para uma educação sustentável”, acrescentou a palestrante e professora Fabiana de Carvalho. 

Igo Menezes (segundo da esquerda para a direita) om palestrantes e participantes do Encontro

O professor de matemática da escola municipal José Pinto Teixeira, João Carlos, participou do evento após ser o grande vencedor do prêmio Educador Transformador 2023 do Sebrae, com o projeto “Recoin: o dinheiro que vem do lixo”, unindo educação financeira com consciência ambiental. “É uma alegria enorme receber esse reconhecimento nacional e contribuir com ensinamentos valiosos para os alunos. Essa conquista é uma prova de que somos capazes de fazer a diferença na nossa comunidade, compartilhando as boas práticas com todo município”, completou João Carlos, ao lado da diretora da unidade, Cláudia Sueli.

Fotos: Rafael Barreto/PMBR

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support