O programa de combate a enchentes em Duque de Caxias, inciado em 2017, continua. A limpeza e desassoreamentos dos rios e canais da cidade conta com parceria do governo do estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), com o programa Limpa Rio. Nas regiões cortadas pelos cursos d’água, o trabalho é realizado durante todo o ano. Também estão em andamento, nos quatro distritos, importantes obras para aumentar a vazão das águas. Com recursos federais e estaduais, as obras de macrodrenagem são realizadas nos canais Caboclo, das Velhas, Calombé, Canaã, Gaspar Ventura e Bom Retiro.
Em dados divulgados recentemente pelo estado, o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, nas ações da SEAS, de manutenção e limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos e na destinação ambiental correta, o município vem liderando o ranking de limpeza dos cursos d’água no estado. A Prefeitura, por administração direta, já contabiliza, nos últimos anos, a limpeza de mais de 300 km de rios e canais.
A Prefeitura iniciou esta semana a limpeza do Rio Sangra Macacos, no bairro Santa Lúcia, no terceiro distrito, e dos canais Bom Retiro, em Jardim Primavera, e Cintura, no bairro Cidade dos Meninos, ambos no segundo distrito.