Lei Paulo Gustavo é tema de nova reunião na Casa de Cultura de Belford Roxo – 20/06/23

Juntos pela cultura. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense, promoveu na segunda-feira (19-06) mais uma reunião com o setor cultural sobre a Lei Paulo Gustavo, na Casa de Cultura. A audiência pública faz parte do programa Caravana BXD.

Artistas e agentes culturais estiveram presentes no encontro que divulgou os editais para a distribuição dos recursos da Lei Paulo Gustavo. Belford Roxo foi o primeiro município da Baixada Fluminense a ter aprovado o Plano de Ação para aplicação da lei.

O secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus, ressaltou os impactos da audiência

A Caravana BXD – Lei Paulo Gustavo é uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado do Rio por meio da Secretaria de Cultura do Estado e a Subsecretaria de Integração Cultural da Baixada Fluminense, com o intuito de promover e difundir as informações referentes à execução da Lei Paulo Gustavo na região da Baixada.

O subsecretário estadual de Integração Cultural da Baixada, Augusto Vargas, destacou que a Lei pretende contemplar toda a diversidade cultural e artística. “Nossa missão é fomentar o desenvolvimento sustentável, dialogar com o setor e tirar dúvidas sobre todo o processo de implementação da Lei Paulo Gustavo”, afirmou. “A manifestação cultural é como a alma das cidades. Seguimos focados na desconcentração de infraestrutura e recursos, para ampliar a qualidade de vida dos moradores da Baixada”, acrescentou Augusto.         

Transparência

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Robson Sarmento, a pasta está empenhada em executar o certame de forma transparente. “Estamos à disposição do nosso setor cultural para dar suporte. Esse evento é fundamental para avançar nas etapas até o repasse dos recursos”, frisou. “Nossa equipe técnica está trabalhando para escutar e acolher os agentes culturais de todo o município”, completou Robson.

Aline Pleifer frisou como fundamental o incentivo que a Prefeitura está dando à Cultura

O secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus, ressaltou os impactos da audiência oitiva. “Fomos o primeiro município da Baixada a conseguir aprovação do Plano de Ação. Isso demonstra nossa dedicação à comunidade artística que ter voz e visibilidade”, pontuou. “Seguiremos fortalecendo a produção cultural, valorizando os talentos locais e promovendo a diversidade através da arte”, concluiu Matheus.

O artista e morador de Heliópolis, Ivan Macedo, 78 anos, esteve presente na audiência pública para participar da construção das ações. “Esse é um momento esclarecedor que clareia as propostas do município e visa atender os artistas locais”, argumentou.  “É muito importante esse apoio da gestão municipal para incentivar a cultura em Belford Roxo. Temos muitos talentos que precisam da ajuda dos recursos federais que virão com a aplicação da Lei Paulo Gustavo”, acrescentou a fundadora da Associação Uns aos Outros e moradora do Jardim Bom Pastor, Aline Pleifer, de 44 anos.

Veja também

Festival de Cerveja na Quinta da Boa Vista: Uma Celebração da Cerveja Artesanal e da Música ao Vivo – 05/12/24

De 7 a 8 de dezembro, o Festival Cerveja Rio promete agitar a cidade com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support