Representantes de diferentes setores são homenageados na Câmara de Duque de Caxias – 03/07/23

Iniciativa do vereador Alex Freitas (SD) é um reconhecimento àqueles que contribuem com o desenvolvimento do município

Fazedores de cultura, professores, policiais, veteranos militares, representantes das matrizes africanas, da saúde e atletas estiveram entre os homenageados do vereador Alex Freitas (SD), na sessão solene realizada em 29/06, no plenário da Câmara de Duque de Caxias. Durante a cerimônia foram entregues medalhas, títulos e moções àqueles que contribuem, por meio de suas ações, com o desenvolvimento do município.

“Muito feliz do nosso mandato, hoje, proporcionar essas homenagens às pessoas que fazem muito não só pelo município de Caxias, mas pelo Estado, pelo país”, justificou o vereador Alex Freitas a sua homenagem.

Diretora Ana Vitória Siqueira, vereador Alex Freitas, deputado federal Marcos Tavares e a médica Drª Ignez de Souza

O deputado federal Marcos Tavares (PDT) reforçou a importância da homenagem e a aproximação da Câmara com a sociedade civil “É muito importante reconhecer, homenagear aqueles que realmente trabalham para o desenvolvimento da cidade. Muitas das vezes, passam despercebidos, trabalham mesmo que sem estrutura, no anonimato. Iniciativas como esta, a gente faz questão de participar”.

Antes das entregas das honrarias, houve a apresentação do cantor Gelson Costas, seguida das apresentações de Edilberto José Soares, o Poeta da Favela, que declamou um poema, e de Arimateia que trouxe a literatura de cordel em homenagem à secretária municipal de Cultura, Simone Sangelis.

Agraciado com o título de Cidadão Honorário, o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais da Prefeitura do Rio Janeiro, Vinícius Cordeiro, e presidente estadual do partido Avante ressaltou a homenagem como forma de reconhecimento e incentivo aos seus trabalhos.

“Advogo há quase 40 anos e a primeira cidade que me acolheu foi Duque de Caxias. Acho que o sentimento de todos aqui, hoje, é de gratidão, alegria. Estes tipos de homenagens pela Câmara são muito importantes. Pessoas precisam de reconhecimento, de carinho, de afeto”, disse o secretário Vinícius Cordeiro.

A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, Ana Vitória dos Santos Siqueira, recebeu o Mérito Empreendedor Getúlio Gonçalves. “Essa homenagem é uma honra e também fruto de um trabalho de parceria com a comunidade escolar. Agradeço muito ao Alex que é um vereador que vem atuando na educação, mostrando a sua força e boa vontade de estar presente nas escolas”.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, José Eduardo de Souza Prates, recebeu moção de aplausos e ressaltou que o vereador Alex Freitas teve uma visão estratégia, inteligente e de reconhecimento da cultura para Duque de Caxias.

“Quando ele chama a sociedade para esta homenagem, ele acerta, porque se cada vereador constrói esta relação entre o Legislativo e a sociedade, ele acaba fazendo com que a sociedade perceba o quanto o Legislativo é importante”, explicou Prates.

Vereador Alex Freitas e o presidente do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz da Silva

Presidente do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz da Silva, filho do cantor, recebeu a Medalha Francisco Carlos Maciel, concedida a órgãos e entidades públicas e privadas, municipais, estaduais e nacionais, que se distinguiram pelas relevantes contribuições prestadas aos segmentos culturais.

Há mais de 24 anos, o instituto já contabilizou a passagem de duas mil pessoas. O local oferece música, aulas de gastronomia, artesanato, cinema e ecoterapia para as crianças com deficiência. “É muito importante estar aqui, vendo que o trabalho está sendo reconhecido pela Câmara. Primeira vez recebendo uma homenagem e fiquei bem orgulhoso. A cultura de Caxias precisa muito do apoio da política”, destacou Louiz.

Os componentes da mesa também fizeram as suas considerações ressaltando os trabalhos do vereador Alex Freitas frente à cultura no município. Estiveram presentes, no plenário, representantes da Folia de Reis Estrela do Oriente, capoeira e demais manifestações culturais.

Alex Freitas frisou que, como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, tem a missão de unir estes dois setores em prol de uma melhor qualidade de vida por meio da ampliação dos conhecimentos e trocas de experiências. “Temos que discutir o que nos une e o que nos une é trabalhar para o bem comum para poder investir massivamente.”.

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support