Eles plantaram mudas de hortaliças, como couve, alface e chicória
Com garrafas pets e potes de sorvetes, os alunos do Curso de Multiplicadores Ambientais participaram de uma aula prática sobre hortas suspensas, no Núcleo de Educação Ambiental Vale do Ipê.
Eles realizaram o processo do zero, pesquisaram sobre o assunto e plantaram mudas de hortaliças, como couve, alface e chicória.
Segundo a professora, Raquel de Almeida Chagas Oliveira, esta interação pode promover uma melhor compreensão e respeito pelo meio ambiente. ” Hoje os alunos tiveram a oportunidade de criar sua própria horta e levar para casa. Esta atividade incentiva os alunos a prestarem atenção na natureza de diversas formas, além de estimular o gosto pela alimentação saudável e o respeito pelo ambiente em que vivemos”, declarou.
As hortas suspensas são uma excelente forma para cultivar alguns alimentos em um espaço reduzido, como em apartamento, por exemplo. Elas podem ser instaladas em diversos ambientes como varanda , corredores e até na cozinha.
Para o aluno Vagner Félix Gomes da Silva, de 22 anos , a horta suspensa é uma ferramenta valiosa para promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável e trabalhar questões ambientais. ” É uma oportunidade única de aproximação com a natureza e despertar em nós a curiosidade em relação ao processo de cultivo dos alimentos. Achei maravilhoso o espaço, o curso e pretendo fazer outros na área”, disse o estudante do 2° período de Gestão Ambiental.
Quem também achou a experiência única, foi a formanda de Biologia , Tatiane Santos Marcelino, de 36 anos. ” É mais um aprendizado, apesar de já ter feito horta na minha residência. Como gosto de plantas, acho lindo. Valeu a pena a experiência de ter participado “, falou.