Moradores vão conviver agora, com um novo tempo de dignidade e mobilidade
Para todo mundo a realização de uma obra é a concretização de um sonho. Para os moradores do bairro Guandu, desde o segundo semestre de 2022, esse sonho começou a ser construído junto com a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Obras e por ações do Programa Japeri Mais. No sábado, (15), a gestão municipal entregou aos moradores uma nova realidade, a conclusão da primeira fase das obras em ruas do bairro.
O secretário municipal de Comunicação Social, Rogério Sant’anna, apresentou aos moradores do bairro Guandu as obras e serviços inaugurados em toda a cidade em comemoração aos 32 anos de Japeri, no último dia, (30). Falou ainda da integralidade com que a gestão municipal vem atendendo a todos os bairros com políticas públicas de impacto na qualidade de vida das pessoas. “Hoje, entregamos à cidade o sétimo presente. A prefeita, Fernanda Ontiveros, determinou que ‘O aniversário é da cidade, mas, o presente é do povo’, e esse é um grande presente para os moradores do Guandu”, disse.
A Prefeita, Dra Fernanda Ontiveros, relembrou a caminhada que fez no bairro e de como encontrou moradores sem esperança no poder público. “A falta de esperança, que encontrei aqui naquela caminhada, se tornou uma força motriz para impulsionar tudo que estamos fazendo aqui no bairro Guandu e em toda cidade”, disse a gestora municipal que ficou emocionada com a oração feita pela moradora e diaconisa Cristiane Santos, que agradeceu pelo dia de vitória e conquista para os moradores da localidade.
Segundo a chefe do executivo, a inauguração de mais essa obra vai permitir o acesso de outros serviços municipais, da melhoria do transporte, já em negociação para aumento da frota e do horário de atendimento aos moradores. “Eu caminhei aqui e falei da chegada de um novo tempo, e o novo tempo chegou. O tempo do povo do Guandu poder chamar amigos, receber familiares em casa, sem que o carro quebre nos buracos, que a lama entre nas casas. Eu não sou só a prefeita, eu sou uma amiga dos moradores do Guandu”, completou.
O secretário de Obras, Cristiano Pingin, declarou que as obras no bairro Guandu foram complexas pelo tipo de solo muito arenoso e devido o bairro ser cercado por muitos rios. “Foi uma obra difícil, mas, foi também uma obra de muita qualidade e que nos deu prazer em realizar. Agora vamos avançar para o Guandu II e estamos também em muitos outros bairros, como o Marajoara, já em fase de orçamento”, disse.
O morador, Wagner dos Santos, que é cadeirante e foi para o bairro ainda criança, relatou as dificuldades que passou para crescer no Guandu com obstáculos que impediam diretamente seu direito de ir e vir. “O que estamos recebendo hoje é um resgate da nossa dignidade”, disse ao lado do morador recém chegado ao bairro, Franklin Januário Paes, também cadeirante mas que já encontrou o bairro Guandu com as obras de drenagem, pavimentação e asfalto. “Eu que vim de outro município que não tinha asfalto, fiquei apaixonado pela rua, o meio fio e a acessibilidade. Vim morar no lugar certo”, relata.
O evento foi marcado ainda pela presença de diversos secretários e subsecretários da gestão pública e por autoridades locais como os vereadores Professor Josimar, Rogerinho da RR, Matheus Ferraz, Wallace do Salão, Ziel Pavani e o presidente da Câmara de Vereadores Walter Trajano.
Programa Japeri Mais
O Programa Japeri Mais é o maior pacote de obras da cidade nesses 32 anos de emancipação e, vem sendo realizado em 16 bairros da cidade e deve chegar a 200 ruas até o final da gestão. Já foram entregues o bairro São Sebastião (25/3), a Ciclovia do bairro Primavera, recebida pela população em, (17/6), e a reforma da Praça Wendel Coelho, entregue no dia (23/6).
Todas as ações fazem parte de um conjunto de entregas de obras e serviços para a cidade nesse período de aniversário. No bairro Guandu as obras possuem duas etapas de trabalho, drenagem e pavimentação. Nas Ruas Cometa, Jaçanã e Camélias todas as etapas foram concluídas num total de três quilômetros. Outras sete ruas já receberam obras de drenagem e a fase II já se encontra na etapa de licitação. A realização desse trabalho contou com mais de R$9 milhões de recursos próprios do poder público municipal.
Fotos: Lucas Alexandre