Como uma das prioridades do governo, a Prefeitura de Duque de Caxias vem dando total atenção à área de saúde. Tanto que a rede pública é considerada, atualmente, referência no Rio de Janeiro. Com o apoio do governo estadual, o município vem construindo e reformando unidades importantes que prestam atendimentos de baixa, média e alta complexidade. Os dois principais hospitais públicos, o Municipalizado Adão Pereira Nunes e o municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, prestam milhares de atendimentos por mês, em diversas especialidades.
No terceiro distrito, a Prefeitura está construindo a nova UPH – Unidade Pré-Hospitalar, que vai atender também, em diversas especialidades, moradores da região, principalmente dos bairros de Santa Lúcia, Parada Angélica, Jardim Anhangá e Taquara, além Piabetá, distrito de Magé, município vizinho.
A nova unidade está sendo construída na Avenida Coronel Sisson, uma das mais importantes vias da região, e vai dispor de equipamentos de última geração. Hoje, o atendimento aos moradores é feito na unidade localizada na Rua Santa Catarina, inaugurada nos anos 80, e que recebe, por dia, centenas de pacientes nos ambulatórios e na emergência, que funciona 24h.
Ocupando uma área de 1.853 m², a UPH vai funcionar com classificação de risco e contará com 17 consultórios e enfermarias, além de salas de hipotermia (adulto e infantil), de vacina, de ortopedia, de isolamento, amarela pediátrica e vermelha e amarela para adultos (masculina e feminina). Além do atendimento de emergência, a unidade possui atendimento ambulatorial com as especialidades de cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, odontologia, ortopedia, psiquiatria e pediatria.
Fotos: Divulgação