Atividades marcam luta e resistência da mulher negra em Queimados – 26/07/23

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha contou com oficinas, debates e serviços de saúde 

Com o objetivo de reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, promoveu na terça-feira (25) uma programação recheada de atividades sociais e culturais em alusão ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A iniciativa aconteceu no Teatro Metodista, no Centro, e contou com a presença de 100 pessoas. 

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha contou com oficinas, debates e serviços de saúde 


Durante toda manhã, a programação contou com quatro oficinas gratuitas sobre maquiagem, negritude na literatura, empreendedorismo feminino e a importâncias das mulheres negras e indígenas nas organizações da sociedade civil e na administraçã pública oferecidas por mulheres negras e não negras que participam da luta antirracista. Cerca de 60 mulheres receberam uma menção honrosa pelo dia. 
Ao final, o tema da mesa de debate abordou como a subjetividade, as questões de gênero e o racismo se entrelaçam e afetam a experiência e a vida das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas. Participaram da mesa a pesquisadora Juliana Coutinho; a economista Giselle Florentino; a subsecretária de Prevenção à Dependência Química Mariléia de Paula; e as professoras Carolina Potiguara e Roberta Renoir. 


A professora Carolina Potiguara disse sobre a importância do evento. 
– Isso aqui vem valorizar as identidades étnicas de Queimados por meio de uma iniciativa governamental. Aqui é um espaço que motiva as mulheres a reivindicar o seu direito à ancestralidade e sua história – enfatiza a indígena.

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha contou com oficinas, debates e serviços de saúde 


No Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituída para reconhecer a importância das mulheres na construção histórica, cultural e social dos países da América Latina e do Caribe, além de destacar a luta contra o racismo, o machismo e outras formas de discriminação enfrentadas por elas. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola por duas décadas e liderou a resistência contra o governo escravista. Em Queimados, o dia faz parte do calendário das datas comemorativas da cidade por meio da Lei n° 1719/22.
– O grande legado da Tereza é sua inteligência, a capacidade de liderança e uma gestão parlamentar e enfrentamento ao colonialismo. A história dela é uma inspiração e uma referência para nós mulheres negras – disse a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Giselle Maria.

Fotos: Divulgação

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support