Max Lemos é autor de projeto que reserva assento em transporte público aeroviário a pessoas com deficiência e obesidade mórbida – 19/09/23

A Câmara vai analisar proposta do deputado federal Max Lemos, do PDT fluminense, que altera a Lei 10.048/2000. O texto do Projeto de Lei 4490/23 garante, pelo menos, cinco por cento dos assentos disponíveis no transporte público aeroviário às pessoas com deficiência e com obesidade mórbida. 

Os assentos deverão estar sinalizados e de maneira visível. O desrespeito ao uso causará ao infrator as penalidades previstas na legislação específica.

Max Lemos é autor do projeto

A proposta também indica que os veículos de transporte coletivo aeroviário a serem produzidos após doze meses da publicação desta Lei serão planejados de forma a facilitar o acesso a seu interior das pessoas portadoras de deficiência, sob pena de sofrer as sanções já previstas em lei.

O Poder Executivo regulamentará esta Lei, estabelecendo critérios e procedimentos para a reserva e utilização dos assentos especiais. Infringir o determinado na legislação acarretará à empresa advertência, multa e até mesmo a suspensão temporária da prestação dos serviços.

Para Max Lemos, a proposta “aprimora a acessibilidade e a inclusão no transporte público aeroviário, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária”.

Foto: Divulgação

Veja também

Vereadores de Duque de Caxias debatem o Abril Azul e a conscientização sobre o autismo – 03/04/25

O município vai receber a Casa do Autista, espaço dedicado ao acolhimento, tratamento e inclusão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support