Conferência debate propostas para construção do Plano Nacional de Educação em Queimados – 01/11/23

A etapa municipal 2023 reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais da educação, órgãos de representação e sociedade civil

Nesta quarta-feira (1), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a Conferência Nacional de Educação Extraordinária – Etapa Municipal 2023 (CONAEE 2024), no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, no bairro Pacaembu. O encontro contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais da educação, órgãos de representação e sociedade civil. O objetivo é mobilizar os segmentos educacionais, a sociedade civil, debater sobre a política na defesa do Estado democrático de direito, além da educação como direito de todos. 
A realização da conferência vai contribuir com a construção do novo Plano Nacional de Educação da próxima década, de 2024 a 2034. 

A etapa municipal 2023 reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais da educação, órgãos de representação e sociedade civil

A conferência contou ainda com uma apresentação musical do projeto Music Art com a aluna do Colégio Betel, Lavínia Félix, de 9 anos, tocando violino e também da aluna da Escola Municipal Scintilla Exel, Maiara Silva, 12 anos, com clarinete. Além disso, o evento contou com a apresentação da Banda Tigres do Leopoldo composta por alunos da Escola Municipal Leopoldo Machado, comandada pelo maestro Marcinho.   

O secretário municipal de Educação, André Monsores, participou da abertura do evento e enfatizou a importância do encontro.

– Discutir a educação no município é muito importante e esse momento oxigena nossas mentes e possibilita o desenvolvimento e o planejamento da educação no município. E a gente precisa desse diálogo. Por isso, reunimos todas as figuras envolvidas na construção da nossa educação em Queimados. É assim que a gente cresce –  disse em seu discurso.

Docente na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Flávia Faissal falou sobre o tema da conferência “Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano e Justiça Social”. A especialista pontuou sobre os tipos de direitos e que eles demandam pactos políticos e sociais e disse sobre a importância de como o educador acolhe o aluno em sala de aula, e como é essa construção de ensino e diálogo.

A etapa municipal 2023 reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais da educação, órgãos de representação e sociedade civil

– Hoje não é pensar, apenas, na estrutura de escola ou na estrutura curricular pela fácil adaptação, mas é repensar em uma política, estrutura pedagógica e em uma escola que esteja de fato preparada e aberta tecnicamente para todos os alunos, pois cada vez mais a gente lida com a diversidade – ressaltou
O professor Clézio Santos falou sobre o tema “Educação Socioambiental sustentável”. O docente discorreu sobre a importância da arborização urbana como representatividade de qualidade de vida. 

Também participaram do evento a primeira-dama, Cristiane Kaizer; o subsecretário municipal de Educação, Renan Henrique; a subsecretária de Assuntos Pedagógicos, Mytse Andreia.

Fotos: Divulgação

Veja também

DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS CELEBRA DIA MUNICIPALDE REDUÇÃO DE DESASTRES COM SIMULADO EM XERÉM – 21/11/24

A Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil de Duque de Caxias vai celebrar, no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support