Dia do descobrimento do Brasil, marca o nascimento de novos Japerienses – 24/04/24

Os dois meninos e uma menina nasceram, na tarde de segunda-feira, (22), por meio da parceria da Prefeitura de Japeri com o Hospital Rio Saúde  

O dia 22 de abril, é conhecido há 524 anos como o dia do ‘Descobrimento do Brasil’, mas para três famílias de Japeri essa data agora tem novo significado, o nascimento de novos membros das famílias. As crianças, Enzo, Noah e Rayla, nasceram nesta segunda-feira, (22), no Hospital Rio Saúde, em Duque de Caxias, fruto da parceria da unidade com a Prefeitura de Japeri.  

Com acompanhamento pré-natal realizado em Unidades Básicas de Saúde de Japeri, as gestantes que já haviam completado 40 semanas e tinham indicação clínica para parto cesáreo, foram agendadas para o procedimento. Foi o caso de Simone de Souza, mãe do bebê Enzo. Ela e o marido, Wilcer de Oliveira, completaram o oitavo filho e optaram pelo parto cesáreo com a laqueadura. “Ele já é o xodó dos irmãos. É o oitavo, mas cada um é único e estamos muito felizes com a chance de realizar a laqueadura”, disse o pai. 

Os dois meninos e uma menina nasceram, na tarde de segunda-feira, (22), por meio da parceria da Prefeitura de Japeri com o Hospital Rio Saúde  

Já a avó coruja de Noah, a dona de casa Rogéria Nogueira, destacou a qualidade do atendimento durante o pré-natal no bairro Mucajá e a atenção recebida na assistência prestada a sua filha no Hospital Rio Saúde. “Minha filha já tem um casal de filhos com, 11 e 8 anos, agora tenho mais um netinho para me alegrar, o Noah. Estamos muito felizes porque correu tudo bem e ela vai pôde optar em fazer a laqueadura”, disse a avó da criança que nasceu pesando, 2,9kg e com 51 centímetros. 

A Prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que é médica neonatologista, uma área da medicina especializada nos cuidados de recém-nascidos, conversou com as famílias e destacou a importância da rede de apoio no trato com os bebês. “Esse momento é muito importante para a formação do vínculo familiar. A mãe precisa ser assistida para amamentar com tranquilidade e estar bem para os cuidados com ela e com o bebê. Toda a rede de apoio é importante, a participação paterna, dos irmãos mais velhos, avós e tios. Todos devem participar desse momento e acolher mãe e bebê”, explicou a gestora.  

O pai da única menina nascida neste dia, Ivan Romário, agradeceu a atenção recebida pela filha Rayla, que nasceu com 2,9kg e 51 centímetros, e pela esposa, Juliana Alves, que estava acordada e feliz logo após a cirurgia. “Estamos muito felizes. Nossa filha é quietinha, recebeu todos os cuidados e minha esposa passa bem”, relatou Romário.  

As mamães receberam uma orquídea azul, planta que simboliza tranquilidade, lealdade, harmonia e confiança. Além disso, representa também um amor raro e belo como a maternidade. 

Acompanhamento mamãe e bebê 

As puérperas terão atendimento no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, 10 dias após o parto, quando ocorre a retirada de pontos e avaliação do período pós-parto.  

Segundo a médica da unidade, Sheila Gonzalez, a atenção às mães não termina ali após o parto. “Estaremos com elas na retirada dos pontos e na observação das crianças na puericultura. Nossa parceria com a Prefeitura de Japeri não está só na prestação de um serviço. Estamos comprometidos com a qualidade da saúde da população e queremos ver a geração dessa parceria crescer bem e saudável”, disse profissional que é responsável pelo atendimento no pós-parto.  

Os dois meninos e uma menina nasceram, na tarde de segunda-feira, (22), por meio da parceria da Prefeitura de Japeri com o Hospital Rio Saúde  

“Nós queremos ver nossa população bem atendida nas suas necessidades. Temos um pré-natal de excelência, uma puericultura de muita qualidade. Ainda estamos trabalhando pelo nosso hospital com maternidade, mas agimos para suprir a necessidade das gestantes que precisam do serviço hoje. Minha presença aqui, é não só para ver as crianças, que são lindas e saudáveis, graças a Deus, mas para receber das famílias esse retorno do atendimento. As ações de sucesso a gente amplia para que possam alcançar outras pessoas. E realizamos também a escuta para saber onde temos que melhorar”, disse a prefeita.  

Ao voltarem para casa, os bebês iniciam nas Unidades Básicas de Saúde, dos locais onde residem,  a puericultura, período em que ocorrem as consultas de rotina que acompanham o desenvolvimento da criança no primeiro ano de vida. Além do ciclo vacinal e dos testes obrigatórios para os recém-nascidos que são: o teste do pezinho, a tipagem sanguínea, o teste da orelhinha, do olhinho, do coraçãozinho e da linguinha, indicados logo na primeira semana de vida.  

As crianças que nasceram no município de Duque de Caxias, de acordo com a Lei 13.484/2017, que inseriu do §4º ao artigo 54 da Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/1973) e que dá aos pais o direito de escolher o local de nascimento do filho: ou será o local de nascimento ou será o local de residência dos pais. A opção é feita pelos pais no ato do registro e todas as famílias informaram sem dúvidas a decisão de que as crianças são japerienses. 

“Japeriense com orgulho!”, disse o pai de Rayla que tem nome do jogador campeão, Romário.

Fotos: Divulgação PMJ

Veja também

Corpo de Bombeiros do Rio já resgatou mais de 50 pessoas no Sul do país – 04/05/24

Mais militares fluminenses seguem para reforçar a equipe de apoio  O Corpo de Bombeiros Militar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support